Festival de Cinema de Roterdã tem inscrições abertas

Fonte ANCINE 17/08/2014 às 13h
Estão abertas as inscrições para a 44ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda, que acontece entre os dias 21 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015. A seleção é aberta a longas-metragens de ficção, documentários criativos, filmes experimentais, curtas-metragens e produções inovadoras feitas para mídias digitais.

Os prazos de inscrição variam de acordo com a metragem e data de finalização: curtas-metragens completos antes de julho de 2014 devem ser inscritos até o dia 1º de setembro; curtas finalizados a partir de julho, até o dia 1º de outubro; e longas-metragens podem ser enviados até o dia 1º de novembro. O festival considera curtas-metragens aqueles filmes com menos de 60 minutos de duração.

Inscrições e premiação

A ficha de inscrição pode ser acessada mediante cadastro no site do festival; caso o responsável pela obra audiovisual já tenha realizado o cadastro para edições anteriores, não será necessário realizá-lo novamente. Após o pagamento da taxa de inscrição (25 euros para curtas-metragens e 45 euros para longas), o filme deve ser enviado – curtas podem ser enviados digitalmente, via Wetransfer, e longas devem ser enviados por via postal, em DVD, de acordo com as especificações de formato contidas no regulamento.

No ato da inscrição, o responsável concorda com a inclusão da obra na videoteca digital do festival, disponível para consulta por usuários registrados.

A curadoria do festival decidirá as seções nas quais os filmes selecionados serão exibidos - Competição Hivos Tiger Awards (para filmes inéditos, que sejam o primeiro ou segundo longa de seu diretor), Competição Tiger Awards para Curtas (também inéditos), ou as seções Bright Future, Spectrum, Signals e Limelight. A seleção será divulgada publicamente no dia 14 de janeiro.

Longas competindo pelo prêmio Hivos Tiger concorrem à soma de 15 mil euros; já o prêmio para curtas-metragens em competição é de 3 mil euros.

Sobre o Festival

O Festival Internacional de Cinema de Roterdã apoia produções independentes e inovadoras não apenas na seleção de filmes, mas também por meio da realização de atividades paralelas, como a área de indústria Cinemart, e do fundo de apoio Hubert Bals, que auxilia projetos audiovisuais de países em desenvolvimento.

Para mais informações, acesse o site oficial da 44ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã.
ANCINE
Fonte ANCINE 17/08/2014 ás 13h

Compartilhe

Festival de Cinema de Roterdã tem inscrições abertas