Festival de cinema apresenta 58 documentários sobre música para o público paulistano

Fonte Agência Brasil 04/05/2013 às 15h

 

São Paulo – O In-Edit, Festival Internacional do Documentário Musical, está exibindo até o dia 12, na capital paulista 58 filmes produzidos em mais de 20 países. As produções poderão ser vistas em seis espaços da cidade. Apesar do eixo central, são exploradas diversas vertentes do tema. “ Tudo que é em volta da música, seja uma banda, a biografia de um único artista, de um local de ensaio, músicoterapia”, disse o diretor do festival, Marcelo Andrade.

Os filmes, segundo Andrade, não focam apenas a música. Eles têm uma história. “A proposta que temos para este ano são histórias bem contadas. Não basta que o artista seja importante, ou que renda milhões. Não importa se é rock, xaxado, jazz. Tem que ser um bom filme e uma história bem contada”, ressaltou.

Entre os destaques do festival está o vencedor do Oscar em 2013, Searching for Sugarman. “É realmente um filme que vale muito a pena ser olhado. Acho que não é porque ganhou o Oscar, é porque é realmente um filme que tem características muito especiais na maneira que conta essa história”, disse Andrade sobre o filme que conta a história do músico Jesus Sixto Rodriguez. Ele gravou dois álbuns nos Estados Unidos na década de 1970 e depois desapareceu.

Mais atual, El Médico - The Cubaton Story conta o drama de um médico que quer ser músico em Cuba, mas enfrenta a resistência da família. “É uma maneira espetacular de colocar um drama pessoal de um protagonista que é médico, quer ser cantor, mas não tem a permissão da família para alterar a carteira de trabalho no governo cubano. Então acaba gerando quase um drama desses de novela”, explicou o diretor do festival.

Além da mostra de filmes, ocorrem ainda palestras e oficinas. Na próxima sexta-feira (10) o diretor e produtor inglês Dick Fontaine estará no Museu da Imagem e do Som (MIS). Diretor do Departamento de Documentário na National Film and Television School, Fontaine foi responsável por vários filmes, como Art Blakey – The Jazz Messenger e Betty Carter: New All The Time.

A programação completa pode ser vista na página http://www.in-edit-brasil.com/2013/.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 04/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Festival de cinema apresenta 58 documentários sobre música para o público paulistano