Festival CPH:DOX, na Dinamarca, aceita inscrições de documentários

Fonte ANCINE 24/05/2013 às 9h

O Festival Internacional de Documentários de Copenhagen - CPH:DOX, na Dinamarca, que terá sua 11ª edição realizada entre os dias 7 e 17 de novembro, tem inscrições abertas. O evento é parte da Fundação Festivais de Cinema de Copenhagen, que também abriga o CPH:PIX, dedicado aos filmes de ficção, e o Festival Buster, que exibe filmes infanto-juvenis.

As inscrições para o CPH:DOX estão abertas até o dia 1º de junho, para filmes finalizados entre janeiro e maio deste ano, e até 1º de agosto, para produções finalizadas a partir do mês de maio, sendo necessário o preenchimento da ficha de inscrição on-line. Para fins de seleção, o CPH:DOX permite o envio de link para visualização do filme na internet. O festival aceita documentários de curta e longa-metragem, experimentais e produções inovadoras feitas especificamente para mídias digitais, e dará prioridade de seleção às obras em caráter de première internacional. Produções experimentais ou oriundas de países em desenvolvimento estão isentas da taxa de inscrição, no valor de 10 euros. Acesse o regulamento para saber mais.


Filmes brasileiros podem participar das competições internacionais Dox:Award, para longas-metragens; New:Vision, para curtas e longas experimentais e filmes de arte; Prêmio Anistia, para documentários com foco em questões de direitos humanos; Prêmio Politiken da Audiência, que será outorgado a 10 obras com potencial de distribuição; e o prêmio Doc Alliance, para produções selecionadas por festivais membros da Doc Alliance, plataforma online de distribuição de documentários e filmes experimentais. Filmes premiados no festival também recebem somas em dinheiro, em valores que variam entre 2,5 mil e 5 mil euros, e o júris podem conceder menções especiais nas categorias competitivas.

O CPH:DOX também promove, além das exibições de filmes, o CPH:Forum, evento internacional de financiamento e coprodução, dedicado ao apoio de filmes criativos e autorais, com foco especial em produções que transitem na fronteira entre ficção e não ficção, em filmes que dialoguem com as artes visuais, e em documentários de longa-metragem com forte potencial de distribuição internacional. As inscrições de projetos no CPH:Forum estão abertas. Para saber mais sobre o festival e sobre o fórum, acesse o site oficial do CPH:DOX.

ANCINE
Fonte ANCINE 24/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Festival CPH:DOX, na Dinamarca, aceita inscrições de documentários