Fernando Vignoli abre sua turnê mundial na Casa de Arte Glauco Moraes

Fonte Ampla Comunicação 02/04/2013 às 9h

Belo Horizonte é a primeira cidade a receber a exposição “Vignoli” com 70% das obras inéditas.

O artista plástico mineiro Fernando Vignoli está em Belo Horizonte para apresentar aos seus conterrâneos a exposição “Vignoli”, entre os dias 10 de abril a 11 de maio, na Casa de Arte Glauco Moraes (Av. Getúlio Vargas, 167, Funcionários), com entrada franca.

Há dez anos morando nos Estados Unidos, Vignoli é reconhecido pela crítica e colecionadores de todo o mundo por ser um dos protagonistas da revolução no mundo da arte contemporânea. Ele consegue misturar surrealismo e expressionismo de forma absolutamente natural, como se tivessem nascido um para o outro.

Na mostra que estréia na capital mineira, o artista apresenta 20 obras, sendo 70% delas inéditas. Essas telas, em óleo, relatam o cotidiano do homem contemporâneo; fatos que o artista presenciou ou viu nos noticiários das tevês ou nas páginas dos jornais sobre política, ecologia, economia, entre outros. “Retrato a realidade representada de forma poética e lírica com o intuito de alertar as pessoas sobre o que está ocorrendo com a humanidade e o mundo a sua volta”, afirma Vignoli.

Apaixonado por Minas Gerais, ele conta que o Estado está presente em seu trabalho nas texturas que compõem as telas, todas inspiradas nos minérios dessa terra. Além de ser o lugar escolhido para lançar e iniciar suas exposições. Depois da capital mineira, a mostra segue para Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, além, é claro, dos mais diferentes países nos seis continentes.

Sobre o artista

Fernando Torres Vignoli nasceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, em 1960. Estudou no Colégio Militar e no Colégio Pitágoras, onde se formou em desenho de arquitetura. Formou-se ainda em Comunicação Visual na ESAP (Escola Superior de Artes Visuais). Em 1990, viveu na Europa, onde frequentou as mais importantes escolas de Artes Visuais para estudo das várias correntes artísticas. Suas criações têm recebido os mais diversos elogios da crítica europeia e norte-americana, tendo acumulado diversos prêmios ao longo da sua carreira, incluindo o de “Profissional do Ano” (Professional of the Year) em 1997, 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002. Vignoli divide sua vida entre Southampton, New York (EUA) e o Brasil.

Agenda

Exposição: “Vignoli”, com obras de Fernando Vignoli

Período: 10 de abril a 11 de maio de 2013

Local: Casa de Arte Glauco Moraes (Av. Getúlio Vargas, 167, Funcionários)

Horário de visitação: segunda-feira a sexta-feira, 9h às 18h / sábados, 9h às 12h

Informações: (31) 3261-1225

Entrada franca

Ampla Comunicação
Fonte Ampla Comunicação 02/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Fernando Vignoli abre sua turnê mundial na Casa de Arte Glauco Moraes