Feira semanal garante renda para assentados no Acre

Fonte Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária 05/08/2014 às 22h
Os agricultores familiares do assentamento Zaqueu Machado/Capixaba realizam, todas as sexta-feiras, uma feira de produtos agrícolas orgânicos em frente a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Acre (AC).

Na feira, os assentados comercializam verduras, hortaliças, frutas, leite, doces, queijos, galinha caipira, ovos, mandioca, polpa de fruta e outros. Segundo os produtores, são mais de 50 produtos disponibilizados à comunidade, todos produzidos no próprio assentamento.

Organização e estrutura

A feira de produtos regionais acontece no mesmo local ha cerca de um ano. Os próprios assentados procuraram o Incra para viabilizar a ação, pois já haviam tentado em Capixaba e Senador Guiomard e não tiveram sucesso devido a pouca demanda de consumidores.

Os agricultores receberam como incentivos a disponibilidade do espaço físico, assistência técnica, doação de freezeres, além de tendas para se proteger do sol. As bancas e o transporte foram doados pela prefeitura de Capixaba. Após a feira esses materiais ficam guardados nas dependências da SR.

A comercialização dos produtos agrícolas é um sucesso total, pois dificilmente algum deles retorna para seus lotes com produtos. Os moradores dos bairros Aviário, Capoeira, Tropical, Morada do Sol, Bosque e adjacências já se acostumaram a comprar produtos na “feirinha do Incra”, como já está conhecida.



Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
Fonte Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária 05/08/2014 ás 22h

Compartilhe

Feira semanal garante renda para assentados no Acre