Feira de artesanato na UnB integra artistas locais

Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 10/05/2013 às 9h

Evento reúne músicos e artesãos no campus Darcy Ribeiro até dia 17 

O Instituto Central de Ciências, mais conhecido como Minhocão, amanheceu nesta terça-feira (7) com um colorido diferente. Até o dia 17, artistas de várias regiões do DF expõem seus trabalhos nas entradas das Alas Sul e Norte, no campus Darcy Ribeiro. A feira de artesanato Arte na Quebrada reúne cerca de 20 bancas com roupas, bolsas, colares, brincos, lenços e uma infinidade de objetos produzidos por habilidosos artesãos vindos do Recanto das Emas, de Santa Maria, do Guará, da Vila Planalto e de outras regiões administrativas.

O evento traz ainda produtos indígenas das etnias Pataxó e Gavião, além de trabalhos realizados por servidores e alunos da UnB. É o caso do bombeiro hidráulico Edvaldo Macedo, funcionário da prefeitura do campus Darcy Ribeiro, que produz carros de boi em madeira, expostos ao lado de réplicas de animais. "Desde pequeno eu faço isso. Lá na Bahia eu trabalhava na roça, e o transporte que existia era esse”, diz. Edvaldo conta que só retomou o ofício há alguns anos, após entrar na UnB, onde trabalha há oito anos. "A gente vai ficando mais maduro e tem uma hora que quer curtir mais. Aí veio aquela vontade de fazer carro de boi. Quando eu me aposentar, se Deus permitir, poderei fazer isso como trabalho”.

A aluna do 8º semestre de Serviço Social da UnB Chandra Devi Sara Sugasti também aproveitou a feira para divulgar seu trabalho e complementar a renda. “Facilita a minha permanência na universidade, porque estudar e trabalhar é bastante difícil. Eu vivo disso”, conta. Outra vantagem, segundo ela, é a possibilidade de interagir com outros artistas. "Posso ter contato com os trabalhos que eles estão produzindo na região. Além disso, o evento valoriza os artesãos locais”, completa a estudante.

Mariana Costa/UnB Agência
 

 

CULTURA NO CAMPUS - A oferta de atividades culturais na UnB aumenta a cada dia. A feira de artesanato, por exemplo, já está na terceira edição. Anteriormente, era realizada durante as comemorações do Dia do Servidor. "O reitor pediu para a gente ampliar o número de atividades culturais no campus, então, resolvemos realizá-la [a feira] agora”, explica o funcionário Francisco Matos Pereira, da Subsecretaria de Comunicação e Arquivos, ligada ao Centro de Documentação da UnB, um dos organizadores da feira.

A programação prevê também apresentações musicais no horário do almoço. O sanfoneiro Ricardo Oliveira foi a primeira atração. "Tem Luiz Gonzaga, forró, baião”, conta ele sobre o repertório. O evento é uma realização da Asas Cia de Teatro em parceria com o movimento cultural Buraco da Fechadura e auxílio da Amatos Produções.

 

Serviço


Feira de Artesanato Arte na Quebrada


De 6 a 17 de maio

Das 9h às 18h

Entradas das Alas Norte e Sul do ICC e entrada do prédio da Reitoria

Secretaria de Comunicação da UnB
Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 10/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Feira de artesanato na UnB integra artistas locais