Federação Italiana escolhe novo presidente hoje

Fonte ANSA 11/08/2014 às 9h
Disputa entre Tavecchio e Albertini está acirrada.

11 Agosto, 09:38•ROMA•ZGT

(ANSA) - A Federação Italiana de Futebol (Figc) escolhe hoje (11) seu novo presidente, após a renúncia do atual mandatário. Giancarlo Abete pediu demissão após a vexatória campanha da seleção italiana na Copa do Mundo.

Na disputa, estão dois candidatos: Carlo Tavecchio e Demetrio Albertini. Os dois propõem renovar o futebol italiano e voltar a colocá-lo entre os melhores do mundo. O país tetracampeão mundial tem problemas na infraestrutura do esporte, na grande quantidade de estrangeiros nos principais times do país e na violência dentro e fora dos estádios.

Albertini destacou hoje que "quer ser a alternativa". O ex-jogador atua há oito anos como dirigente esportivo, após se aposentar dos gramados. Já Tavecchio afirmou "que só a unidade das Ligas, de onde nasce minha candidatura, pode garantir o desenvolvimento do futebol italiano".

As campanhas para o cargo foram agitadas, com uma frase de Tavecchio que foi interpretada por muitos como uma crítica racista aos jogadores estrangeiros. A Fifa até pediu explicações para a Figc sobre o comentário. O dirigente pediu desculpas pelo episódio, mas disse que não é racista. A frase causou um racha entre os clubes da primeira divisão italiana, que condenaram a atitude do dirigente e até pediram a retirada de sua candidatura. Porém, a maior parte dos times de outras ligas - como a amadora - manteve seu apoio à Tavecchio.

274 delegados credenciados estão na votação e é preciso três quartos dos votos válidos para a eleição de um dos candidatos.
(ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 11/08/2014 ás 9h

Compartilhe

Federação Italiana escolhe novo presidente hoje