Faça da tensão o degrau para ser campeão

Fonte Evaldo Costa 20/03/2013 às 16h

A tensão é um estado de nervosismo e ansiedade normalmente envolvendo situação de conflito, grande expectativa excedendo o limite da emoção. A tensão ocorre no período que antecede um fato indesejável ou muito desejável que poderá causar prejuízo ou grande satisfação. Uma pessoa tensa perde parte de sua capacidade de agir coerentemente e, portanto, reduz as chances de decidir melhor.

Porém, é pouco provável que alguém passe pela vida sem cruzar com estado de tensão negativa (fatos indesejáveis) e é deste tipo de situação que vamos tratar neste artigo. Para ficar mais claro, imagine-se fazendo uma viagem de carro. Durante o dia, com o pavimento bem conservado, sinalização da rodovia em perfeito estado e tempo bom, tudo parece perfeito.

Porém, durante o percurso poderá haver serras e curvas acentuadas. Daí, se começa a chover forte, anoitece e você dirige em descida íngreme e contando apenas com a iluminação dos faróis de seu carro, com asfalto irregular, muitas curvas e veículos pesados tentando ultrapassa-lo, o grau de tensão naturalmente se elevará.

Isso não quer dizer que você fará uma besteira qualquer ou que sofrerá um acidente. Revela apenas ser um momento de tensão que merece mais atenção. Assim ocorre em nossa vida, quando tudo parece satisfatório, surgem tempestades acompanhadas de raios e trovões, curvas acentuadas, escuridão completa e parece que será o fim do percurso para os nossos sonhos.

No entanto, como tudo na vida, a tensão passa. E é bom saber que uma vida livre de tensão, tem pouco valor. Pois, ela significa a diferença entre o que você é e o que você poderá ser. Não há vencedores que não tenha tido que superar momentos tensos. Sem tensão, não existem possibilidades, a vida tem pouco significado. Não existe nada superior a ser alcançado que não envolva certo grau de tensão.

Mas, dá para viver com tensão aliviada? Sim, sempre é possível, desde que você esteja disposto a viver renunciando quase tudo e todos. Porém, viver assim é viver sem sonhos, abdicando os prazeres, fugindo às responsabilidades. Daí, logo você descobrirá que não está evitando a tensão, mas sim adiando os seus efeitos. Então, quando ela surgir, virá adicionada com a terrível dor do arrependimento. E ai você provavelmente concluirá que não valeu a pena tanto esforço para tão pouco.

É preciso considerar que quase sempre nós tornamos a tensão ainda pior quando a resistindo e tememos. Logo, já que você sabe que assim como as curvas da estrada, a tensão, cedo ou tarde, se fará presente, pense e aja fazendo dela um degrau para o seu crescimento.

Por pior que seja a situação, lembre-se que o fato de estar passando por um momento tenso, não significa que deve deixar que ela lhe afete. Até porque, o resultado que você colher não será consequência da tensão em si, mas sim da forma

como você reage a ela.

Finalmente, perceba que a sua tensão significa que você sabe que as coisas podem melhorar, mas que primeiro você precisa de crescimento pessoal. Então, encare a tensão com naturalidade e faça dela o degrau para o seu sucesso.

Pense nisso e seja feliz.

Evaldo Costa

Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Blog: www.evaldocosta.blogspot..com

Web Site: www.evaldocosta.com

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Siga no Twitter/LikedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br

Evaldo Costa
Fonte Evaldo Costa 20/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Faça da tensão o degrau para ser campeão