Exposição sobre saneamento básico é destaque em Torres

Fonte FUNASA 06/03/2013 às 15h

 

Para marcar o mês em que se comemora o Dia Internacional da Água, a Superintendência Estadual da Funasa no Rio Grande do Sul (Suest/RS), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do estado (IHGRS), organiza uma exposição itinerante sobre a história do saneamento básico.

A 1ª edição do evento “Água em movimento – A saúde pública retratada a partir do resgate histórico do saneamento ambiental” ocorre no dia 7 de março no Coreto da Praça XV de novembro, no centro de Torres, com entrada franca. (Veja programação abaixo)

O superintendente estadual da Funasa, Gustavo de Mello, ressalta a necessidade de se investir em ações educativas para marcar a relação existente entre o saneamento básico, a preservação ambiental e a saúde das populações. “É sabido que todo o investimento em saneamento reflete positivamente na prevenção de doenças e na melhora da qualidade de vidas das pessoas e esta é justamente a missão da Fundação”, salienta Mello.

Segundo o superintendente, 2013 é um ano muito afirmativo para o setor já que a legislação nacional determina que os municípios tenham concluído o seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para continuarem recebendo recursos federais. “Este é um grande passo para que possamos evoluir na questão do abastecimento de água, esgotamento sanitário e destinação adequada dos resíduos sólidos”, explica.

Programação:

10h: lançamento da exposição “água em movimento” com o anúncio de recursos da Funasa para o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município de Torres/RS

14h: Oficina temática com o superintendente Estadual da Funasa, Gustavo de Mello- O papel da Funasa na consolidação das políticas públicas e qualificação do debate cultural;

15h: oficina com o professor Miguel Espírito Santo- Saneamento Básico: um difícil começo;

16h: Oficina com o professor Gunter Weimer – Origem e evolução das cidades do RS;

19h: encerramento

OBS: Em caso de tempo chuvoso, o evento será transferido para a Casa de Cultura de Torres.

FUNASA
Fonte FUNASA 06/03/2013 ás 15h

Compartilhe

Exposição sobre saneamento básico é destaque em Torres