Exposição Fibras e Tramas de Barreirinhas pode ser visitada em São Luís (MA)

Fonte Ascom - CNFCP 27/03/2013 às 18h

Exposicao - Fibras e Tramas - CNFCPO espaço Casa de Nhozinho, em São Luís (MA) é o novo cenário da Exposição Fibras e Tramas de Barreirinhas, promovida pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A mostra foi inaugurada no Rio de Janeiro em dezembro de 2012 e, agora, segue para o Maranhão. As peças aproveitam todas as ofertas do município, como o palmito, o linho para produção artesanal, palha para cobrir casas e polpa do fruto para o fabrico de iguarias.

Porta de acesso aos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas produz um repertório variado de artefatos que representam a história, o sustento e a identidade de diversas comunidades. Segundo os mais antigos, o nome da cidade, localizada no norte do estado do Maranhão, surgiu em função das paredes de barro existentes às margens do rio Preguiças, que ficaram popularmente conhecidas como barreirinhas. O município conta com belezas naturais e um rico saber tradicional pautado na fibra do buriti. As artesãs produzem uma diversificada gama de produtos seguindo uma técnica de beneficiamento da fibra atribuída à herança indígena. Já o trançado das fibras revelam técnicas conhecidas como o macramê e o crochê que se aliam à tradicional malha de cascudo, uma criação local em que as tramas se assemelham a escamas do peixe de água doce que leva o mesmo nome. O colorido, fruto de tingimento natural, dá ao artesanato de Barreirinhas uma forte excepcionalidade.

A exposição é composta por bolsas de diferentes tamanhos e modelos, chinelos, chapéus, adornos de cabeça, bijuterias e artigos de uso doméstico, como centros de mesa, aparador de panelas, jogos americanos. Uma boa parte da coleção de autoria da Cooperativa de Artesãos dos Lençóis Maranhenses (ArteCoop) estará à venda.

Veja o convite [aqui]

Serviço:
Exposição Fibras e Tramas de Barreirinhas
Visitação: De 28 de março a 16 de junho de terça a sábado, das 9h às 18h
Domingos e feriados, das 9h às 13h
Local: Casa de Nhozinho
Rua Portugal, 185, Praia Grande - São Luís - Maranhão

Ascom - CNFCP
Fonte Ascom - CNFCP 27/03/2013 ás 18h

Compartilhe

Exposição Fibras e Tramas de Barreirinhas pode ser visitada em São Luís (MA)