Exposição "Estação Videoarte" será aberta dia 16 de maio em Goiânia

Fonte FUNARTE 14/05/2013 às 10h

A mostra, que faz parte do projeto homônimo premiado pela Funarte, reúne trabalhos dos artistas Alberto Bitar e Armando Queiroz

Estação Videoarte
Estação Videoarte

Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, o projeto Estação Videoarte leva à Goiânia dois dos mais importantes artistas de Belém: Alberto Bitar e Armando Queiroz. Na exposição, que será inaugurada no próximo dia 16 de maio, às 20h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás, cada artista apresenta quatro obras, projetadas sobre a parede e em monitores de TV.

Com curadoria do artista plástico Divino Sobral, a mostra reúne vídeos produzidos entre 2005 e 2012. “A opção por um projeto dedicado exclusivamente à videoarte deve-se ao fato de que ela representa hoje uma linguagem de grande importância, tanto por afetar inúmeras áreas da visualidade quanto por enfeixar os mais diversos discursos proferidos pelos artistas sobre o espaço e o tempo em que vivemos”, explica o curador.

Os trabalhos de Alberto Bitar surgem da expansão da fotografia. Seus vídeos são fotografados e não filmados. Com ferramentas digitais, o artista edita e manipula a imagem, inserindo-a numa narrativa equilibrada entre documento e ficção. Já Armando Queiroz opta por equipamentos simples e o mínimo de edição. Baseados em ações cotidianas, seus vídeos buscam as narrativas do explorado e do excluído, dão voz aos que não dispõem de tribuna e visibilidade aos conflitos que se arrastam há séculos no território amazônico.

Durante o mês de junho, o projeto Estação Videoarte oferecerá ainda programação diversificada que inclui palestras dos dois artistas sobre seus respectivos processos de criação; leitura de portfólio de produtores goianos por Armando Queiroz; e workshop de criação do vídeo “Quase todos os dias – Goiânia” com Alberto Bitar; além de visita guiada à exposição, conduzida pelo curador.

Os artistas

Os dois artistas, convidados a integrar o projeto Estação Videoarte, são nomes prestigiados na cena brasileira e paraense desde a década de 1990. Alberto Bitar esteve presente na 30ª Bienal Internacional de São Paulo (2012), e recebeu inúmeras premiações como o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012 e 2010) e o Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais (2009). Foi contemplado no Festival Cineamazônia (2008 e 2006), no Festival Cinema e Cidade de Porto Alegre (2008), e recebeu ainda o Prêmio Melhor Vídeo do Festival de Belém do Cinema Brasileiro (2005). Armando Queiroz foi artista homenageado no 29º Arte Pará, em Belém (2010) e também recebeu inúmeras distinções, entre as quais o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça – Artes Plásticas (2009-2010); o Segundo Grande Prêmio do 28º Arte Pará (2009); o Prêmio Aquisitivo no XIII Salão de Pequenos Formatos, em Belém (2007 e 2006); e o Prêmio Especial Graça Landeira no IX Salão de Pequenos Formatos da UNAMA (2003).

Estação VideoarteDe 16/05 a 19/07 – de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Abertura: 16 de maio, às 20h

Local:
Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás
Av. Universitária, 1533, Setor Universitário, Goiânia (GO)

Leia mais

FUNARTE
Fonte FUNARTE 14/05/2013 ás 10h

Compartilhe

Exposição "Estação Videoarte" será aberta dia 16 de maio em Goiânia