Exposição e lançamento de manifesto artístico no Centro de Visitantes

Fonte JBRJ 12/04/2013 às 16h

 

“Jardim Paralelo”, exposição do fotógrafo Claude Mollard, abre ao público neste sábado, 13 de abril, no Centro de Visitantes. A mostra marca o lançamento no Brasil do "Novo Manifesto do Naturalismo Integral", assinado por Mollard e Frans Krajcberg

O fotógrafo francês selecionou 30 fotos entre milhares que fez no Jardim Botânico do Rio de Janeiro nos últimos dez anos. Elas mostram imagens nas quais Claude Mollard encontra traços da ancestralidade histórica e cultural brasileira. Na visão do artista, a natureza "expressa atitudes, sentimentos e aspirações humanas ancestrais, nesta terra de encontros e de cruzamentos".

manifestoManifesto – Durante a exposição, que vai até 19 de maio, os visitantes terão também a oportunidade de assinar o manifesto. Segundo Mollard e Krajcberg, o Novo Manifesto do Naturalismo Integral está sendo lançado com o intuito de afirmar a capacidade primordial da arte de ver a natureza como fonte de criação. Diante da globalização ameaçadora, eles reivindicam o direito à diversidade assim como o dever de respeitar acima de tudo o planeta: integral e radicalmente. O livro, em edição bilíngue francês-português, com 120 páginas, estará à venda na Lojinha da Associação de Amigos do Jardim Botânico.

O Centro de Visitantes abre diariamente, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008.

 

 

 

 

 

 

 

 

JBRJ
Fonte JBRJ 12/04/2013 ás 16h

Compartilhe

Exposição e lançamento de manifesto artístico no Centro de Visitantes