Exposição de Sebastião Salgado já recebeu oito mil visitantes

Fonte Itaipu Nacional 08/08/2014 às 11h
A fotografia é uma das paixões de Gabriel Andrighi Bachinski, 17 anos, aluno da Escola Horácio Ribeiro dos Reis, de Cascavel (PR). Ele não imaginava, no entanto, quando embarcou em um ônibus com destino a Foz do Iguaçu (PR), que visitaria uma exposição do mais importante fotógrafo brasileiro. A mostra está aberta no Ecomuseu de Itaipu, das 8h30 às 16h30, de terça a domingo.

Aberta oficialmente no dia 6 de junho, com a presença do próprio autor, a exposição fotográfica já foi visitada por mais de 8 mil pessoas em apenas dois meses. Para quem ainda não viu, é melhor correr: “Trabalhadores” permanece em cartaz até o dia 7 de setembro – ou seja, por apenas mais um mês.

“São fotografias que chamam muito a atenção e fazem a gente refletir”, disse Gabriel, com uma câmera na mão e o olhar atento para as imagens de Salgado. “Penso que essas pessoas [retratadas na mostra] trabalhavam muito e ganhavam pouco. Revela um sofrimento”, analisou.

Natália Anacleto, de 15 anos, nunca tinha ouvido falar em Sebastião Salgado e só visitara anteriormente uma única exposição do gênero, sobre os pioneiros de Cascavel. Ao se deparar com os trabalhadores de Salgado, fotografados em diferentes cenários do mundo, ficou impressionada.

“Acho que ele [o fotógrafo] mostra a realidade do trabalho, que é um trabalho muito sofrido”, comentou, ao lado das amigas Letícia dos Santos e Fernanda Luz. “Reflete também o mundo que a gente está vivendo, que é construir, construir, e é tudo pelo dinheiro. E a vida fica para trás”, completou.

O professor Márcio Antonio Júlio, que leciona Língua Portuguesa e Inglês e acompanhava o grupo, disse que a obra de Sebastião Salgado estimula o jovem a ver o mundo de outra maneira. “Muitos adolescentes pensam que tudo gira em torno deles. Mas essas imagens fazem [o aluno] refletir sobre o mundo que vivemos.”

Compra de ingressos antecipados podem ser obtidas pelo telefone 0800-645-4645 ou no site do Complexo Turístico.



Itaipu Nacional
Fonte Itaipu Nacional 08/08/2014 ás 11h

Compartilhe

Exposição de Sebastião Salgado já recebeu oito mil visitantes