Expoente do violoncelo espanhol, músico catalão ministra 'masterclass' gratuita

Fonte UFMG 16/08/2016 às h

Técnica de violoncelo relacionada ao repertório espanhol será o tema principal de masterclass que o violoncelista catalão Josep Bassal vai ministrar na terça-feira, 23 de agosto, das 10h às 12h, no Conservatório UFMG.

Josep Bassal toca o violoncelo moderno e o barroco. Há alguns anos, vem se dedicando ao resgate do repertório para violoncelo composto na Espanha e fundou o grupo Arpegio Armónico para a sua difusão.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de segunda a sexta-feira pelo telefone 3409-8300. As vagas são destinadas a seis músicos participantes e a 20 ouvintes. A iniciativa é fruto de parceria do Conservatório com o Instituto Cervantes de Belo Horizonte e a Embaixada da Espanha no Brasil.

Tradição
Nascido em Barcelona, Bassal se destacou cedo, ao vencer o primeiro prêmio do Concurso Permanente de Juventudes Musicais da Espanha, em 1980. A crítica o considera um continuador da melhor tradição espanhola de violoncelo.

Gravou para as casas discográficas Picap, XCP, Columna Musica e Naxos, assim como para canais de rádio e televisão como Televisão Espanhola, Catalunya Música, France Musique, Rádio Televisione Italiana, Rádio Vaticano e Hong Kong Radio. É autor, com Jaime Tortella, do livro História do violoncelo na Cataluña, lançado recentemente.

Como solista ou em formações de câmara, participou de temporadas de concerto em mais de 25 países, entre os quais Itália, Colômbia, Estados Unidos, México e Suíça. Tem atuado como solista em orquestras como ChursächsischenPhilarmonie, Orquestra Nacional da Moldávia, Orquestra de Câmara de Brno e Sinfônica de Podebrady. Também tem colaborado com artistas e grupos como Radu Aldulescu, Teresa Berganza, Alfréd Holecek, Claudi Arimany, The Tritton Cello Ensemble e Brno Quartet.

Em 2016, realizou, com a pianista Maria Figa Vaello, concertos em homenagem a Enrique Granados e Gaspar Cassadóna, na Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Colômbia, França e Portugal.

O Conservatório fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8306.

(Com Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG)

UFMG
Fonte UFMG 16/08/2016 ás h

Compartilhe

Expoente do violoncelo espanhol, músico catalão ministra 'masterclass' gratuita