Exército Peruano patrulha zona de conflito no País

Fonte Ansa flash 31/05/2012 às 20h
Soldados fortemente armados estão patrulhando as ruas da cidade de Yauri, capital do estado peruano de Espinar, onde o governo decretou recentemente estado de emergência por conta dos confrontos entre policiais e habitantes locais.

Tropas do Exército também foram deslocadas às proximidades de um acampamento na mineradora Xstrata Tintaya, que é responsabilizada de contaminação ambiental dos dois principais rios da região e do habitat de animais.

Apesar da aparente normalidade da situação, as autoridades não descartam uma nova mobilização. Na noite de ontem, dezenas de moradores da região promoveram uma vigília pedindo a liberdade do prefeito de Espinar, Oscar Mollohuanca, que foi preso pela polícia acusado de promover a desordem.

O governo do Peru decretou estado de emergência por 30 dias no estado de Espinar após enfrentamentos entre policiais e moradores do local por conta das atividades da mineradora que deixaram pelo menos quatro mortos no começo da semana.

Segundo a Defensoria do Povo, existem 243 conflitos em andamento no país atualmente, sendo que a maior parte deles se refere a temas do meio ambiente.
Ansa flash
Fonte Ansa flash 31/05/2012 ás 20h

Compartilhe

Exército Peruano patrulha zona de conflito no País