Ex-procurador-geral da Fazenda Nacional assume a AGU

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
O ex-procurador-geral da Fazenda Nacional Luís Inácio Lucena Adams tomou posse hoje (23) como advogado-geral da União. Ele assumiu o lugar de José Antonio Dias Toffoli que hoje à tarde toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

“É com orgulho que assumo esse cargo. É a maior aspiração que posso ter”, disse Adams. Ele afirmou que, durante os 16 anos em que atuou como procurador-geral da Fazenda Nacional, testemunhou o que chamou de “aperfeiçoamento” das instituições públicas. Para Adams, a Advocacia-Geral da União (AGU) tem papel “fundamental” no funcionamento da democracia.

Na solenidade, Toffoli se referiu à posse de Adams como “um momento de agradecimento e de desejo de sucesso”. Ele lembrou que esta é a primeira vez em que a AGU será conduzida por “um participante de carreira”. Na Advocacia-Geral da União, Adams exerceu o cargo de secretário-geral de Contencioso e foi responsável pela instalação da Procuradoria-Regional Federal da 4ª Região, entre outras atribuições.

"Deixo o meu agradecimento ao presidente Lula pela confiança na minha pessoa para esse tão importante cargo de advogado-geral da União. Se pudesse deixar um conselho para a gestão, sugiro que nunca deixe de olhar os humildes e os pobres. Essa instituição existe para o cidadão e para a sociedade e não para si mesma”, disse Toffoli, ao destacar que a AGU está “em boas mãos”.

De acordo com informações do Ministério da Fazenda, Adams foi consultor jurídico e secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento. Formado em direito pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul, ele ocupara o cargo de procurador-geral da Fazenda Nacional desde 1993.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Ex-procurador-geral da Fazenda Nacional assume a AGU