Evonik e Borussia Dortmund deixam um legado por meio de ação social

Fonte Via Pública Comunicação 15/03/2016 às h

Em evento de sucesso, 74 treinadores de futebol e 127 crianças tiveram a oportunidade de vivenciar e conhecer de perto a filosofia de trabalho do clube alemão, que é hoje uma referência no futebol internacional.

 

 

 

O evento “BVB Evonik Soccer School”, promovido em São Paulo, de 26 a 28 de fevereiro, pelo Borussia Dortmund (BVB) e sua patrocinadora, Evonik Industries, possibilitou que uma comitiva de técnicos do clube alemão compartilhasse conhecimento teórico e prático com 74 professores brasileiros sobre o intensivo trabalho realizado na categoria de base na Alemanha. 

 

A realização de um talk show no Museu do Futebol com a presença do ídolo Dede, que jogou com a camisa do Borussia por 13 anos; do Chefe da Organização da Escola de Futebol do Borussia Dortmund, Christian Markus Diercks; do diretor de futebol do Cruzeiro Esporte Clube, Thiago Scuro e do jornalista e comentarista da ESPN, Gustavo Hofman, trouxe à discussão questões relevantes sobre a importância do trabalho de base no Brasil.

 

Os treinadores de futebol da categoria infanto-juvenil que atuam em projetos sociais e escolinhas de futebol da Grande São Paulo puderam ainda acompanhar de perto um treinamento prático dirigido a crianças de 7 a 13 anos do Clube Pequeninos do Jockey e que contemplou habilidades técnicas como dribles, passes, finalização, entre outros exercícios e também comportamento social.

 

O diretor presidente da região Central e América do Sul da Evonik, Weber Porto, comemora o sucesso do projeto: “Conseguimos atingir o objetivo principal que foi o de deixar um legado de conhecimento por meio de uma ação social. O conteúdo apresentado por Christian Diercks e os treinos práticos foram absorvidos com grande  interesse e entusiasmo pelos professores brasileiros. Certamente serão replicados pelos educadores em seus projetos de base, aumentando muito a abrangência desta ação”, declara Porto.

 

Amor verdadeiro

Durante o encontro no Museu do Futebol, Christian Diercks mostrou ao público um pouco da história e da marca “BVB” e contou de que forma o clube que esteve a beira da falência por volta de 2005 conseguiu se reinventar e chegar ao topo do campeonato europeu em menos de uma década.

 

Os participantes do workshop também puderam entender melhor a intensa relação do clube com a torcida aurinegra – um dos principais pilares de sustentação do sucesso da equipe na Alemanha e fora do país. A média de torcedores a cada jogo “em casa”, nesta primeira edição do campeonato alemão, é superior a 80 mil torcedores – um reflexo do slogan utilizado pelo clube “Echte Liebe”, ou “Amor Verdadeiro”.

 

Mas foi a filosofia de treinamento do Borussia Dortmund nas escolas de futebol que despertou grande interesse dos professores brasileiros que acompanharam o evento. Foram apresentados elementos de treinamento, a estrutura das escolas, preparo da equipe técnica, planejamento técnico, bem como todos os aspectos sociais que envolvem a educação poliesportiva.

 

A iniciativa do Borussia e da Evonik ao realizar o evento inédito no Brasil foi bastante elogiada pelos técnicos brasileiros, participantes do talk show e pela própria equipe do Borussia Dortmund, que considera fundamental a troca de experiências. “Muitos perguntam sobre o 7x1 da Alemanha contra o Brasil na Copa do Mundo, porém o mais importante não é discutir um resultado e sim o que pode ser feito para a melhoria do esporte, e pensar em inovações na base é um bom ponto de partida”, destaca o Chefe da Organização da Escola de Futebol do Borussia Dortmund.

 

Treinamento prático

Após conhecer os fundamentos do clube alemão, os  74 técnicos - acompanhados de assistentes brasileiros contratados para dar apoio à comitiva técnica do Borussia Dortmund - tiveram a oportunidade de observar durante um dia todo os treinamentos práticos realizados em dois campos do Clube Pequeninos do Jockey com as 127 crianças.

 

O entusiasmo de todos os participantes – assim como da comitiva alemã - era evidente. O treino tornou-se ainda mais empolgante com a presença do ex-lateral esquerdo do Borussia, o Dede, que fez questão de participar das atividades do início ao fim. “Tenho certeza que hoje é um dia muito especial para mim e para vocês e que vai ficar marcado em nossas vidas para sempre”, declarou o jogador.

 

O dia de treinamento foi encerrado com uma partida divertida: todas as crianças em campo contra os técnicos do Borussia e o jogador Dede. Resultado da partida: 3 x 0 para os jogadores do Clube Pequeninos do Jockey. As crianças receberam medalhas pela participação no BVB Evonik Soccer School.

 

“Nossa parceria com o Borussia tem longa data: desde 2007 e já está renovada até 2025. Em nossas ações fora dos campos, buscamos ativar as marcas de forma coerente com nossos princípios e por isso decidimos fazer este intercâmbio mostrando o excelente trabalho de base feito no Borussia Dortmund e que pode inspirar o trabalho realizado nas escolas do Brasil”, enfatiza Weber Porto.

 

 

Sobre BVB Evonik Soccer School

A BVB Evonik Soccer School oferece uma fantástica oportunidade para todas aquelas crianças e adolescentes loucas por futebol, que poderão experimentar o futebol na sua forma mais pura e se divertirão com os nossos cursos de treinamento, nos quais os treinadores do BVB lhes mostrarão tudo o que estrelas como Marco Reus e Nuri Sahin aprenderam na juventude.

 

O treinamento é baseado no conceito esportivo do BVB Youth Department (Departamento Juvenil do BVB), que usamos para melhorar de forma consistente o desempenho futebolístico de nossos participantes. Além do conteúdo específico de futebol, como dribles, truques, chutes, etc., nossos treinadores também transmitem o lado divertido do esporte.

 

Todos os meninos e meninas fanáticos por futebol são bem-vindos em nossos cursos, independentemente se são jogadores habilidosos ou iniciantes. Com vista para o estádio mais bonito do mundo, o Signal Iduna Park, eles podem praticar seu esporte favorito e ter uma noção da vida Bundesliga. Os cursos que oferecemos têm o objetivo de melhorar as técnicas futebolísticas de cada participante. Por esse motivo, oferecemos diferentes possibilidades para desenvolver, da melhor forma possível, todas as crianças.

 

 

Sobre Pequeninos do Jockey

O Clube Pequeninos do Jockey foi fundado no dia 21 de maio de 1970 e tem sede na cidade de São Paulo. Na época de sua fundação abrigava os filhos dos funcionários do Jockey de São Paulo e iniciou o trajeto de um time que com o passar dos anos se tornou um dos principais formadores de jogadores de futebol do Brasil. Hoje o Pequeninos é o clube de base com mais títulos do país e única escola de futebol brasileira presente no site da FIFA. Anualmente suas equipes viajam pelo mundo disputando os principais torneios da modalidade.

 

José Guimarães Junior, o Guima, fundador do clube, é uma personalidade conhecida do futebol e foi convidado para ser um dos condutores da tocha dos Jogos Olímpicos 2016. Sua filosofia de incentivo ao esporte e ao estudo segue firme até hoje com o lema dos Pequeninos: “Bom de bola? Melhor na escola!”

 

 

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

 

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2015, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 13,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,47 bilhões de Euros.

 

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

 

 

Nota legal:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas.  Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado. 

 

 

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Informações: (11) 3146.4170

www.evonik.com.br

 

 

Via Pública Comunicação
Fonte Via Pública Comunicação 15/03/2016 ás h

Compartilhe

Evonik e Borussia Dortmund deixam um legado por meio de ação social