Evento-teste dos Jogos Rio 2016 é concluído com sucesso

Fonte Ministério do Esporte 10/08/2014 às 12h
Primeiro evento-teste do Rio 2016, a Regata Internacional de Vela, chegou ao fim nesse sábado (9), com o objetivo alcançado. As raias de competição foram testadas por 326 atletas – sendo 32 medalhistas olímpicos – de 35 países que disputaram a maior competição de vela já organizada no País.

Para o Comitê Organizador dos Jogos, o evento-teste foi uma valiosa oportunidade de ganhar experiência na preparação para 2016. “Encerramos este primeiro teste com a sensação de dever cumprido. Foi uma experiência muito boa, tivemos sucesso, mas, acima de tudo, conseguimos aprender muito”, disse o diretor de esportes do Comitê Rio 2016, Rodrigo Garcia.

O evento também serviu para integrar o Comitê Organizador com todos os seus parceiros. “Ninguém organiza uma edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos sozinho. Trabalhamos lado a lado com governos, federação internacional, Confederação Brasileira de Vela”, destacou Garcia.

Foram sete dias de disputas nas 10 classes olímpicas. Cinco raias (Pão de Açúcar, Escola Naval, Ponte, Copacabana e Niterói) foram testadas simultaneamente e a Baía de Guanabara provou que pode sediar uma competição de vela de alto nível.

“O Rio acabou de provar que pode sediar um grande evento. Foi muito divertido”, disse o holandês Dorian Van Rijsselberge, medalha de ouro nos Jogos de Londres, em 2012, e campeão na classe RS:X no Rio.

O evento-teste também foi uma boa chance para atletas e equipes se familiarizarem com as condições do vento e o local das disputas, dois anos antes dos Jogos. “As condições que tivemos durante a semana foram muito positivas. Tivemos, pelo menos, 10 nós (velocidade do vento) todos os dias, o que foi muito bom, pois esperávamos bem menos do que isso. Acredito que o Rio realizou uma grande regata este ano“, afirmou o britânico Giles Scott, campeão da classe Finn.

Chefe de competição da Federação Internacional de Vela, Alistair Fox ficou satisfeito com a organização da regata. “A Regata Internacional de Vela foi muito bem sucedida. Atingimos vários de nossos objetivos ao testar as áreas de competição, aprendemos sobre as condições locais, conhecemos a autoridades nacionais e a equipe Rio 2016. Colhemos várias informações que agora iremos avaliar”, disse o diretor de competições da Federação Internacional de Vela (ISAF), Alastair Fox.

Parte da série Aquece Rio, a Regata Internacional de Vela foi o primeiro dos 45 eventos-teste que o Comitê Organizador realizará até os Jogos de 2016.


Ministério do Esporte
Fonte Ministério do Esporte 10/08/2014 ás 12h

Compartilhe

Evento-teste dos Jogos Rio 2016 é concluído com sucesso