Evento reúne em Manaus especialistas em hidrometria

Fonte Ascom -ANA 09/05/2012 às 14h

Até sexta-feira, mais de 150 especialistas em hidrometria, de vários países, estão reunidos em Manaus para debater os desafios e gargalos na medição e transmissão de dados relacionados aos recursos hídricos. O worskshop Internacional sobre Hidrometria é uma iniciativa da ANA e várias instituições do governo e internacionais que lidam com o tema, como a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Na terça-feira, os especialistas debateram e apresentaram casos sobre precipitações, evapotranspiração e umidade de solo, água subterrânea a e relação entre cota e descarga. Hoje (quarta), pela manhã as discussões foram sobre nível de superfície e descarga. A tarde está reservada para atividades práticas, como medição de vazão e medição de equipamento hidrológico.

O evento foi aberto na segunda-feira, pelo diretor da ANA, Dalvino Franca, e pelo secretário de Mineração, Geodiversidade e Recurso Hídricos do Amazônas, Daniel Nava, entre outras autoridades.

O objetivo do workshop é demonstrar a importância do uso de dados hidrométricos para lidar com desafios relacionados à água no contexto de um recurso limitado, que requer, em grande parte das situações, respostas precisas dos instrumentos de gestão de recursos hídricos.

A grande variedade de métodos, técnicas e equipamentos utilizados atualmente no campo da hidrometria requer a padronização de dados e informações - medidas, calibração, coleta, transmissão, processamento e disseminação. Tal padronização poderia agregar valor aos estudos hidrológicos realizados nos níveis regional, microrregional e global.

A Agência recebeu 170 inscrições entre especialistas do Brasil, Venezuela, Argentina, Chile, França, Equador, Peru, Canadá, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Austrália, Estados Unidos e Itália.


A realização do Workshop é resultado de uma parceria entre a Agência Nacional de Águas; o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); a Secretaria de Estado da Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Estado do Amazonas (SEMGRH); a Organização Meteorológica Mundial (OMM); o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH); a Associação Internacional de Ciências Hidrológicas (IAHS); o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD); o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB)

Ascom -ANA
Fonte Ascom -ANA 09/05/2012 ás 14h

Compartilhe

Evento reúne em Manaus especialistas em hidrometria