Evento recepciona alunos estrangeiros

Fonte Imprensa Unicamp 16/03/2013 às 21h

Evento recepciona alunos estrangeiros

A Unicamp promoveu na tarde desta sexta-feira (15) evento para recepcionar os estudantes estrangeiros que chegaram este ano à Universidade para participar de programas de intercâmbio. A cerimônia, organizada pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), ocorreu no Centro de Convenções. Na ocasião, representantes da Cori, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), da Diretoria Acadêmica (DAC), do Serviço de Assistência Psicológica, e Psiquiátrica ao Estudante (SAPPE) e do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) apresentaram aos visitantes os diversos serviços que estarão à disposição deles durante a permanência no Brasil.

Na abertura do evento, o coordenador adjunto da Cori, professor José Pissolato Filho, fez um breve relato da história e dos indicadores da Unicamp. Ele destacou que a Universidade é conhecida pela excelência do seu ensino e pesquisa. O docente também informou aos estudantes estrangeiros que a instituição tem feito um grande esforço para tornar-se uma escola de nível superior de classe internacional. “Uma das ações dentro desse esforço é ampliar a presença de estudantes de outros países nos nossos cursos e programas de graduação e pós-graduação”, disse Pissolato. De acordo com a DAC, 926 jovens vindos de outras nações estudam atualmente na Universidade.

Além das inúmeras informações, os estudantes estrangeiros também receberam uma cartilha do Cecom com detalhes de todos os serviços oferecidos a eles na área da saúde, bem como um kit contendo preservativos e folder explicativo sobre medidas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. No final, assistiram a uma apresentação de capoeira.

Natural da Argentina, Erika Saez veio para cumprir um período de estudos na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Embora esteja há somente 20 dias na Unicamp, ela diz que já tem uma boa avaliação tanto da Universidade quanto do Brasil. "Estou impressionada com a infraestrutura da Unicamp. Os laboratórios e as plantas piloto são excelentes. Além disso, as pessoas também são muito simpáticas”, considerou.

A mesma opinião tem Marco Polo Martinez, originário do México. Aluno de Biologia, ele disse que os brasileiros são muito alegres e que as festas organizadas pelos estudantes, ótimas. “Também gosto da comida do bandejão, pois ela é muito barata”. Na opinião de Martinez, os laboratórios disponíveis na Unicamp são muito bem equipados.

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 16/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Evento recepciona alunos estrangeiros