Evento na Flona de Lorena une história e literatura

Fonte Comunicação ICMBio 28/04/2013 às 20h

FlonaLorena FOTORicardoMendesBrasília  – A Floresta Nacional (Flona) de Lorena, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em São Paulo, acabou de realizar a 3º Ação Pré-Simpósio do Instituto de Estudos Valepraibanos (IEV). O evento ocorreu na segunda-feira (22), data em que é comemorado o Dia da Terra, e reuniu cerca de 80 pessoas, incluindo autoridades, professores, estudantes, voluntários da Flona e admiradores do tema “Literatura e história no Vale do Paraíba”.

O evento contou com a presença dos professores Francisco Sodero Toledo, presidente do IEV; Alexandre Lourenço Barbosa, presidente do 27º Simpósio de História do Vale do Paraíba; Miguel von Behr, chefe da Flona; Teresa Molinari, representando o presidente da Câmara Municipal de Lorena, Luís Fernando de Almeida Ribeiro; e Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador filho do educador Lorenense Aroldo Azevedo, que tem obras publicadas na França, Alemanha, México, Portugal e Holanda. Ricardo também ganhou quatro vezes o prêmio Jabuti.

O chefe da Flona, Miguel von Behr, disse que, para o ICMBio, foi uma honra receber as atividades do Pré-Simpósio Literatura e História. “Parabenizamos o IEV e seus parceiros por essa iniciativa que, sem dúvida, contribuirá para valorizar a rica cultura e história da região. Entendemos que ao apoiar ações dessa magnitude e seriedade, a Flona de Lorena se aproxima cada vez mais da sociedade Valeparaibana, fortalecendo a missão sócio-ambiental do ICMBio”, disse Miguel.

Durante o evento, houve apresentação musical de Davi Coura Borges, formado em história e mestre em educação; palestra de Ricardo Azevedo, com um breve debate sobre o tema “Literatura, escola e formação de leitores”; e uma homenagem in memoriam a Aroldo Azevedo, com a exibição do documentário Perfil de Educador, além da abertura da exposição fotográfica “Flona: passado e presente” e um passeio pela trilha histórico-ecológica das ruínas do Aeroclube de Lorena e local do Campo de Aviação da Revolução Constitucionalista de 1932, pertencentes ao território da Flona.

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 28/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Evento na Flona de Lorena une história e literatura