Evento em Samambaia conscientiza sobre importância do aleitamento materno

Fonte Agência Brasília 08/08/2014 às 20h


Mães e filhos puderam participar de diversas atividades na Clínica da Família

BRASÍLIA (8/8/14) - Para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Regional de Saúde de Samambaia preparou uma programação especial para a tarde desta sexta-feira (8), na Clínica da Família nº 3, na Quadra 314. Mães e crianças participaram de diversas atividades de saúde e entretenimento. O objetivo foi promover e incentivar o aleitamento materno. O tema da campanha deste ano é "Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida!".



"É importante as mães participarem desse momento de conscientização sobre a importância e os benefícios da amamentação. Segundo a Organização Mundial de Saúde, seis milhões de crianças são salvas a cada ano em virtude do aumento da taxa da amamentação exclusiva", destacou a coordenadora-geral de Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo.



Entre as atividades oferecidas estavam orientações odontológicas, shantala para bebês, exibição de filmes sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, cuidados com a mulher, além de brincadeiras para as crianças.



IMPORTÂNCIA - A nutricionista do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Mariane Curado, também reforça o significado desse momento. "É muito importante o envolvimento dos profissionais de saúde na promoção da amamentação e, principalmente, a conscientização das mães sobre os benefícios tanto para ela, quanto para o seu bebê", alertou.



O evento foi promovido pela Coordenação Geral de Saúde de Samambaia, com envolvimento do Posto de Coleta de Leite Humano do hospital, Maternidade, Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Diraps), tutores do Programa Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, com o apoio da Coordenação de Aleitamento Materno e Bancos de Leite do DF.



De acordo com a diretora de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Alexandra Gouveia de Oliveira Miranda Moura, a Unidade Básica de Saúde também tem papel importante nesse processo, pois fomenta o aleitamento materno e promove a saúde, por meio das consultas de pré-natal e dos grupos de educação em saúde.



"A amamentação é essencial para a diminuição da mortalidade, pois além de ser um alimento completo do ponto de vista nutricional, o leite materno oferece proteções imunológicas. A mulher, a criança, a família e a sociedade são beneficiadas pela prática da amamentação", acrescenta Alexandra Moura.



INCENTIVO - Na Regional de Saúde de Samambaia o incentivo ao aleitamento materno tem início no pré-natal, quando as mães recebem orientações durante as consultas nas unidades da Atenção Primária à Saúde e também durante as visitas à maternidade do HRSam, no terceiro trimestre de gestação.



Já no parto e pós-parto, mães e bebês também são acompanhados por profissionais da maternidade e do Posto de Coleta de Leite Humano do HRSam.

Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 08/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Evento em Samambaia conscientiza sobre importância do aleitamento materno