Evento discute tecnologias para convivência no Semiárido

Fonte Instituto Nacional do Semiárido 21/08/2014 às 10h
O Departamento de Crédito Fundiário (DCF) da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre os dias 19 a 21 de agosto, a “1ª Reunião Técnica para discussão de sistemas de produção e alternativas tecnológicas de convivência com o Semiárido”. O encontro acontece na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Campina Grande (PB)

Foram convidados especialistas acadêmicos e extensionistas, além de agricultores, para analisarem alternativas de experiências encontradas pelos agricultores para conviverem com os períodos de estiagem. Os experimentos bem-sucedidos serão replicados por técnicos do MDA e de instituições parceiras nas propriedades familiares adquiridas por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

De acordo com Francisco Ribeiro das Chagas Filho, Diretor do Departamento de Crédito Fundiário, “a intenção é aproximar os produtores das redes de técnicos para que exista uma assistência permanente aos agricultores”. Para isso, “a aproximação com instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico é imprescindível”, destaca Ribeiro.

Segundo o diretor do DCF, os parceiros do Departamento no Semiárido são potenciais clientes do Insa pelo trabalho desenvolvido em pesquisa cientifica e desenvolvimento tecnológico no Instituto em prol da região semiárida.

Os agricultores e pesquisadores convidados realizarão no último dia do evento uma visita técnica à Estação Experimental do Insa para conhecerem os projetos desenvolvidos lá.


Instituto Nacional do Semiárido
Fonte Instituto Nacional do Semiárido 21/08/2014 ás 10h

Compartilhe

Evento discute tecnologias para convivência no Semiárido