Evento discute soluções para desenvolver construções sustentáveis

Fonte Ascom do MCTI 10/05/2013 às 10h

Promover o intercâmbio de experiências entre arquitetos, urbanistas e pesquisadores para a definição de uma agenda estratégica pelo aprimoramento do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do governo federal, tendo como foco a sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos empreendimentos de habitação social. Esse é o objetivo da série de Painéis Temáticos promovida pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (SNH/MC).

O evento, iniciado na última terça (7), tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e encerra as atividades, nesta sexta-feira (10), na Universidade Mackenzie (SP). A Série de Painéis Temáticos MCMV+, promovida pela SNH, conta ainda com a parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e da Embaixada Britânica, além da Universidade Mackenzie.

A iniciativa é parte das ações que subsidiam o segundo ciclo de revisão do MCMV, especialmente, nos temas do desenvolvimento social e urbano sustentáveis, com a identificação de pontos críticos e a definição de uma agenda propositiva que permita avançar na resolução dos principais desafios.

“O papel do MCTI neste processo é o de estimular a inovação e, para isso, é preciso saber os gargalos tecnológicos para subsidiar o planejamento e estruturar as ações futuras”, ressalta Guilherme Wiedman, coordenador executivo do programa estruturante Tecnologias para Cidades Sustentáveis da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI) e um dos participantes do painel sobre inovação para a sustentabilidade em materiais, componentes e sistemas construtivos.

Para Wiedman, o evento é uma oportunidade estratégica, ao permitir a aproximação entre o setor produtivo e os pesquisadores, além da discussão sobre a temática. "Antes de fazermos os investimentos necessários em pesquisa é importante identificar essas lacunas e as possíveis soluções".

A ação orçamentária voltada às Tecnologias para Cidades Sustentáveis é uma das vertentes de um dos programas prioritários da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti/2012-2015). O apoio ao desenvolvimento de sistemas construtivos sustentáveis é, ainda, o foco de um acordo de cooperação que vem sendo desenhado entre o MCTI e o MC.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 10/05/2013 ás 10h

Compartilhe

Evento discute soluções para desenvolver construções sustentáveis