EUA e Espanha querem estabelecer parceria espacial com o Brasil

Fonte Agência Espacial Brasileira 04/08/2014 às 20h
A Agência Espacial Brasileira (AEB) recebeu a conselheira de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Mary Townswick, para tratar de assuntos como o interesse americano em estabelecer parcerias de maior envergadura no setor aeroespacial com o Brasil.

Mary afirmou ter intenção em receber mais bolsistas brasileiros do programa de financiamento estudantil voltado para pesquisas espaciais, visto que as universidades norte-americanas são as mais procuradas pelos estudantes que se inscrevem no programa governamental de formação de recursos humanos qualificados.

O chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da AEB, José Monserrat Filho, que recebeu a conselheira na terça-feira (29), disse que há intenção da Agência em retomar as negociações sobre um acordo na área espacial cujas conversações se iniciaram no início do ano. Existe ainda o interesse da AEB em voltar a analisar projetos de satélites para a área de meio ambiente.

Cooperação com a Espanha

Representantes das agências Espacial Brasileira (AEB) e Nacional de Águas (ANA) se reuniram para a apresentação da proposta de cooperação do Centro Espacial da Galícia, na Espanha, com o Brasil. O encontro aconteceu na última quinta-feira (32), na Universidade de Vigo, na Galícia.

Para o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel, a proposta é positiva. Segundo ele, a ação cooperativa prevê financiamento de projetos com os recursos de ambas as instituições, com investimentos iguais para as partes.


Agência Espacial Brasileira
Fonte Agência Espacial Brasileira 04/08/2014 ás 20h

Compartilhe

EUA e Espanha querem estabelecer parceria espacial com o Brasil