Etapa do Ironman movimenta turismo em Foz do Iguaçu (PR)

Fonte Ministério do Turismo 19/08/2014 às 14h
Foz do Iguaçu (PR) agora faz parte do calendário mundial de Ironman 70.3. O evento, que acontece no dia 30 de agosto, deve atrair mais de 10 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 3 milhões na economia local, segundo dados da Latin Sport, empresa que organiza a prova.

A escolha da cidade se deve a sua capacidade de sediar grandes eventos, à infraestrutura turística e ao grande número de atrativos naturais, características que atraem os competidores e organizadores do evento.

A tradição de Foz em sediar eventos esportivos também já vem de longa data. Desde 1997, já recebeu os Jogos Mundiais da Natureza, com foco em esportes radicais; os campeonatos Mundial e o Pan-americano de Canoagem Slalom; e os X-Games. Recentemente, também abrigou a Seleção da Coréia do Sul, que se hospedou na cidade para a Copa do Mundo.

A cidade

Segundo uma pesquisa do Ministério do Turismo, a cidade de Foz do Iguaçu é o terceiro destino brasileiro mais procurado por estrangeiros que vêm ao Brasil a lazer. Um dos principais atrativos de Foz é o Parque Nacional do Iguaçu, declarado Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco. O parque tem uma área de mais de 185 mil hectares, e uma das maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu. O local também abriga mais de duas mil espécies de plantas e aproximadamente 400 aves. No ano passado, o parque recebeu cerca de 1,5 milhão de turistas, segundo a Secretaria de Turismo da cidade.

A cidade ainda oferece como atrativo a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, uma das maiores obras da engenharia e a maior geradora de energia no mundo. Outro ponto turístico é o Marco das Três Fronteiras, Brasil, Paraguai e Argentina. Recentemente, também foram inaugurados o Museu de Cera e o parque temático Vale dos Dinossauros, que devem estender a permanência média dos visitantes, atualmente em três dias.

O Ironman 70.3 terá a presença de competidores de 14 países sendo que pelo menos 86% dos participantes se hospedam em hotéis e pousadas da região. Boa parte deles (entre 10% a 45%) traz de um a seis acompanhantes na viagem, de acordo com a Latin Sport. A maioria também costuma alugar carros na cidade e permanece em média de 3 a 5 dias no local.

A programação do Ironman 70.3 não está limitada à competição. As pessoas que forem ao evento poderão visitar uma feira de produtos: a Expo Ironman. A competição será disputada no parque da Itaipu Binacional e terá 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, com largada no Iate Clube Lago de Itaipu.



Ministério do Turismo
Fonte Ministério do Turismo 19/08/2014 ás 14h

Compartilhe

Etapa do Ironman movimenta turismo em Foz do Iguaçu (PR)