Estudo sobre cuidadores de idosos em Coari será apresentado em congresso no Ceará

Fonte Agência FAPEAM 13/05/2013 às 20h

Artigo será apresentando em junho deste ano no 7º Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Idosos acima dos 80 anos necessitam de cuidados especiais. Geralmente, a família elege uma pessoa que passará a se dedicar exclusivamente a esta causa. É baseado nesta realidade que o pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Deyvylan Araújo Reis, tem desenvolvido sua dissertação de mestrado. Em junho deste ano, ele apresenta um artigo sobre o assunto no 7º Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia, em Fortaleza, no Ceará.

O estudo compõe a lista de sete trabalhos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Todos os profissionais foram beneficiados com passagens aéreas e vão apresentar as pesquisas em encontros que acontecerão no próximo mês em outros estados brasileiros ou fora do País.

O artigo 'Perfil de cuidadores familiares de idosos dependentes em Coari, Amazonas' foi extraído da dissertação 'Rede de Apoio e Necessidades Educacionais Frente ao Cuidado Familiar de Idosos Dependentes: Uma Contribuição para a Enfermagem', ainda em andamento.

O pesquisador informou que irá apresentar a metodologia utilizada e alguns resultados preliminares. "Em Coari, os cuidadores familiares têm entre 46 e 52 anos. Trata-se de mulheres que ficam à disposição de seus idosos dependentes, geralmente, genitores, durante as 24 horas do dia", adiantou.

De acordo com Reis, alguns cuidadores acabam se anulando e até vivenciando em seu próprio corpo as doenças que acometem o idoso ao qual auxiliam. "Proponho que o poder público, que já atende algum desses idosos em suas residências, estenda o atendimento e atenção à saúde aos cuidadores", disse.

A dissertação do professor da Ufam, lotado no Instituto de Saúde e Biotecnologia em Coari, está prevista para ser entregue dia 31 de julho deste ano.

Sobre o Pape

O programa apoia, com passagens aéreas, pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação, para apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos nacionais e internacionais. O Pape conta com recurso oriundos do Governos do Estado do Amazonas.

Agência FAPEAM
Fonte Agência FAPEAM 13/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Estudo sobre cuidadores de idosos em Coari será apresentado em congresso no Ceará