Estudo investigará relação entre câncer e tomografia computadorizada

Fonte Ascom do IRD 26/02/2013 às 9h

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI) no Rio de Janeiro, acaba de ter aprovado, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, um projeto que pretende avaliar o risco de câncer para pacientes submetidos a exames de tomografia computadorizada na infância.

 

O trabalho, intitulado Tomografia Computadorizada Pediátrica no Brasil: Frequência de Utilização, Dose Absorvida e Risco de Indução de Câncer de Tireoide, será desenvolvido entre 2013 e 2015, em parceria com a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (Iarc), pelos pesquisadores Lene Veiga, Ana Dovales e Luiz Rosa.

Além de recursos orçamentários de custeio e capital, o projeto foi contemplado com uma bolsa doutorado sanduíche e uma bolsa de especialista visitante.

Mark Pearce, pesquisador sênior e professor titular da Universidade de Newcastle (Reino Unido), será o especialista visitante e irá regularmente ao IRD para prestar assessoria técnico-científica ao projeto, além de ministrar aulas na pós-graduação.

Leia mais.

 

 

Ascom do IRD
Fonte Ascom do IRD 26/02/2013 ás 9h

Compartilhe

Estudo investigará relação entre câncer e tomografia computadorizada