Estudo analisa impactos socioambientais durante construção de usina no AM

Fonte Agência FAPEAM 22/04/2013 às 8h

Estudo analisa impactos socioambientais durante construção de usina no AM

Com a pesquisa intitulada 'Vidas despedaçadas: impactos socioambientais da construção da usina hidrelétrica de Balbina (AM), Amazônia Central', o jornalista amazonense Renan Albuquerque, professor e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), obteve o título de doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/Ufam). A tese foi orientada pelo professor doutor Antônio Carlos Witkoski, dos programas de pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e Sociologia (PPGS/Ufam).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Durante a pesquisa de campo, Albuquerque recebeu o apoio institucional da bolsista Vanessa Bulcão, vinculada, na época, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por intermédio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic). Albuquerque também já atuou como bolsista de jornalismo do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência (Comunicação Científica). Atualmente, ele é professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), da Ufam, campus Parintins.

A tese foi indicada para publicação pela banca, que foi formada, além do orientador Antônio Carlos Witkoski, pelos doutores Jaiza Fraxe, do Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM); Maria Inês Higuchi e Philip Fearnside, cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Elenise Scherer, da Ufam; e Edna Castro, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (Naea/UFPA).

Em relação à construção de novos empreendimentos regionais, o pesquisador considera que seja necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre a dinâmica sociocultural e a riqueza étnica.

Atualmente, Albuquerque executa trabalhos científicos para a revista Mitigation and Adaptation Strategies for Global Change, incluída na plataforma Springer Open Choice, de Dordrecht, nos Países Baixos.

Uma das integrantes da banca de avaliação do trabalho, a juíza Jaiza Fraxe, que trabalha no âmbito da Justiça Federal, solicitou que a pesquisa, de 440 páginas, fosse encaminhada ao Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM) por sua “importância e ineditismo”, a fim de “verificação da atuação ministerial”, como foi destacado em documento de avaliação do estudo, assinado pela juíza e entregue a Albuquerque.

Em suas considerações sobre o trabalho, a professora Elenise Scherer destacou que a tese fornece elementos para compreender o que aconteceu nos anos da Ditadura Militar e os impactos sobre os povos tradicionais do entorno de Balbina.

Publicações

Em 2012, os professores Renan Albuquerque e Gerson Albuquerque lançaram a coletânea 'Amazônia – Chaves múltiplas para a interpretação da realidade', com artigos científicos elaborados pelos professores Denison Silvan; Alexsandro Medeiros; Graciene Siqueira; e Milena Barroso, da Ufam, campus Parintins, e Estevan Bartoli e Tatiana Barbosa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), campus Parintins. Lançada pela Editora Scortecci, a coletânea aborda situações sociais e econômicas observadas na Amazônia e tem como objetivo problematizar as grandes questões regionais de maneira objetiva e atual.

A tese de doutorado será editada pela editora Scortecci, de São Paulo, até o final de 2013, mas o documento eletrônico, na íntegra, será disponibilizado dentro de 90 dias nos sites www.relem.info e no portal www.dominiopublico.gov.br, do Ministério da Educação (MEC).

Sobre novos projetos, o pesquisador revelou que está trabalhando na elaboração de três livros e 20 papers científicos na área socioambiental amazônica. Ele enfatizou que, atualmente, concretizou acordos de pesquisa com uma empresa do Reino Unido e com o Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo (NAU/USP).

“Estive na USP e acordamos de começar estudos sobre transtornos psicossociais e de comunicação no Baixo Amazonas. No caso da Europa, a ação é direcionada ao município de Borba, todavia eu aguardo análise mais apurada do projeto, por uma validadora da Flórida, nos EUA, para divulgar o estudo”, disse Albuquerque.

Agência FAPEAM
Fonte Agência FAPEAM 22/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Estudo analisa impactos socioambientais durante construção de usina no AM