Estudantes visitam museus da Unicamp

Fonte Imprensa Unicamp 15/05/2013 às 10h

Estudantes visitam museus da Unicamp

Olhos atentos, curiosidade aguçada. A pequena Luiza Durigan, de apenas 4 anos, tirou a manhã desta segunda-feira (13) para fazer uma visita ao Museu de Zoologia “Prof. Adão José Cardoso”, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. Depois de observar espécies vivas, preservados em meio úmido e taxidermizadas, ela declarou ter gostado de tudo o que viu, mas confessou ter ficado especialmente impressionada com uma cobra. A menina foi levada pelos tios Maurício Durigan e Mariana Derami, ambos alunos da Universidade, que aproveitaram a 11ª Semana Nacional de Museus, da qual a instituição participa, para proporcionar uma nova experiência à sobrinha.

Conforme Maurício, o contato da menina com as informações proporcionadas pelo museu é importante porque contribui para que ela conheça a riqueza da fauna brasileira. “Também é fundamental para que ela compreenda melhor a necessidade de se preservar plantas e animais. Afinal, a gente só preserva aquilo que conhece”, ponderou. Embora tenha sido a primeira a chegar ao espaço, Luiza logo ganhou a companhia de 26 alunos do Instituto Hebert de Souza, um curso pré-vestibular instalado na Vila União, periferia de Campinas.

Uma das mais entusiasmadas com o programa era Daiane Evelin Ribeiro. Embora pretenda prestar vestibular para o curso de Engenharia Civil, ela se disse impressionada com tudo o que estava vendo. “Tudo isso é muito legal. Tem espécies aqui que eu nunca tinha visto ou conhecia somente pela televisão”, admitiu. “Eu também não conhecia muita coisa que estou vendo. Acho importante esse contato”, acrescentou Taynara Oliveira, também aluna do Instituto Herbert de Souza.

De acordo com o biólogo do Museu de Zoologia da Unicamp, Artur Nishibe Furegatti, o espaço oferece aos visitantes uma mostra dividida em quatro módulos: “Vida na Água”, “Cidade das formigas-saúvas”, “Hóspedes e penetras” e “Invertebrados e vertebrados: formas e cores”. “De maneira geral, nós procuramos mostrar ao público questões como a riqueza da biodiversidade, a organização de uma determinada espécie, e a convivência dos seres humanos com animais que nos fazem bem e nos fazem mal. Durante duas horas, os visitantes percorrem essas mostras e recebem informações de nossos monitores”, explica.


Na opinião de Furegatti, embora o Museu de Zoologia receba visitas agendadas durante o ano todo, a participação nas atividades da 11ª Semana Nacional de Museus abre mais uma oportunidade para que os estudantes de Campinas e região possam visitar o local e aprender um pouco mais sobre a fauna brasileira. No período da tarde, o espaço receberia a visita de mais um grupo de estudantes, estes da Escola Integração, de Vinhedo.

Além do Museu de Zoologia, o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp também está participando das atividades relacionadas à 11ª Semana Nacional de Museus. Nesta terça-feira (14), das 9h às 17h, o local será visitado por grupos de estudantes de escolas de Campinas. Monitores estarão à disposição do público, que poderá conhecer as exposições “Praça Tempo e Espaço”, que possui experimentos interativos que ilustram diversas formas de se medir e entender o tempo e o espaço ao longo dos séculos; e “Páteo Tempo Clima”, que tem experimentos interativos que ilustram diversas maneiras de se medir e entender o tempo e o clima. A programação se estenderá até 19 de maio.

 

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 15/05/2013 ás 10h

Compartilhe

Estudantes visitam museus da Unicamp