Estudantes de ortopedia terão curso de especialização no Rio

Fonte Agência Brasil 24/04/2013 às 19h

Rio de Janeiro – Especialistas em cirurgias de mão promovem de hoje (24) até sábado (27), no Rio de Janeiro, um curso de especialização para estudantes de ortopedia. O curso precede o 33º Congresso Brasileiro da Mão e o 14º Congresso Sul-Americano, que começam amanhã (25).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o alto índice de lesões traumáticas no membro superior e na mão ocorre, especialmente, devido à violência frequente no trânsito e à grande quantidade de veículos e motocicletas nos grandes centros urbanos.

 

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão, Anderson Monteiro, o curso servirá para chamar a atenção dos médicos para a especialização, que já existe há cerca de 50 anos. “Motivar pessoas mais novas a ingressar na especialidade é um dos objetivo deste curso, que será aberto a universitários".

Além do tratamento do trauma da mão, serão discutidos as lesões degenerativas próprias do envelhecimento, como as artroses e artrites, e as deformidades congênitas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil conta com apenas 550 especialistas em cirurgias de mão, que ficam mais concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A OMS considera necessário para o país 3.500 especialistas.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 24/04/2013 ás 19h

Compartilhe

Estudantes de ortopedia terão curso de especialização no Rio