Estudantes de escolas públicas participam de ação ambiental no Inpa

Fonte Ascom do Inpa 15/03/2013 às 9h

Aproximadamente 22 alunos da Escola Estadual José Kallil Assaf, do município de Manacapuru (AM), participaram nesta terça-feira (14) de uma atividade de educação ambiental no parque Aquático Robin C. Best, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

 

A ação, que continua amanhã (15), faz parte do Programa de Educação Ambiental do Projeto Peixe-Boi da Amazônia em Manacapuru, promovida pela Associação Amigos do Peixe Boi (Ampa),organização não-governamental que atua em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do instituto.

Os estudantes viajaram para Manaus com o objetivo de conhecer o trabalho de reabilitação dos 47 peixes-bois que estão no local. Os jovens participaram de uma gincana para escolher o nome de um dos filhotes órfãos do projeto, uma fêmea que foi resgatada no município de Autazes, no interior do Amazonas. O nome escolhido foi Naiá.

De acordo com a educadora ambiental da Ampa Isabel Reis, as atividades envolveram quatro escolas de Manacapuru, cuja última visita ocorre na manhã desta sexta-feira com a vinda de mais 25 alunos.

“A ação de hoje quinta é a terceira do ano e amanhã vêm mais alunos. Quatro escolas de Manacapuru estão envolvidas no projeto, o que totaliza 112 alunos do ensino fundamental e médio”, disse. “Esse trabalho é feito paralelamente à ação de reabilitação dos peixes-bois em semicativeiro que temos em Manacapuru. Promovemos essas excursões para que eles tenham contato com as mossas pesquisas”.

Segundo ela, o contato dos alunos com as pesquisas estimula a consciência ambiental. “Toda e qualquer vivência deles com a pesquisa é importante. Os alunos que participam dessas atividades se tornam multiplicadores”.

 

 

Ascom do Inpa
Fonte Ascom do Inpa 15/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Estudantes de escolas públicas participam de ação ambiental no Inpa