Estátuas - Aderbal Freire-Filho analisa estética, história e conservação das esculturas no Rio de Janeiro

Fonte Imprensa da TV Brasil 15/04/2013 às 7h

O Arte do Artista, que vai ao ar nesta terça (16) às 23h, fala das estátuas que adornam as cidades brasileiras, com todo o seu potencial de evocação estética, sentimental e histórica. Trata-se do Projeto Michelângelo, que faz as estátuas, literalmente, falarem! Em um ato de pura magia televisiva, Aderbal Freire-Filho entrevista representantes marcantes do gênero, no Rio de Janeiro, e trava com eles um diálogo intenso sobre a arte da escultura, os limites da representação artística e o problema da conservação da memória histórica no espaço público.

De monumentos que consagram passagens importantes da história do nosso país ― como a estátua, em Copacabana, do soldado morto, que homenageia o episódio dos "18 do Forte", o grande momento da Revolta Tenentista ― a mitológicas figuras do Jardim de Alah, em Ipanema, passando por intervenções urbanas mais efêmeras ― como Awilda, a gigantesca cabeça de mulher que adornou a Praia de Botafogo no ultimo verão, intrigando os frequentadores do local ― o programa conversa com diversas estátuas, até a de um boneco do artesanato nordestino, representando Luiz Gonzaga, que fala, com exclusividade, sobre suas impressões sobre o filme a seu respeito, dirigido por Breno Silveira.

Atento às atuais transformações no ramo das estátuas, e ultrapassando o tradicional campo das mais estáticas, o programa também aborda uma estátua viva, interpretada pelo artista Dênis Estátua, que há anos encanta os transeuntes do Largo do Machado, em um movimento artístico que, a partir da Europa, vem invadindo as praças de todo o planeta.

Imprensa da TV Brasil
Fonte Imprensa da TV Brasil 15/04/2013 ás 7h

Compartilhe

Estátuas - Aderbal Freire-Filho analisa estética, história e conservação das esculturas no Rio de Janeiro