"Estamos sozinhos no Universo?", pergunta palestra no LNCC

Fonte Ascom do LNCC 25/02/2013 às 15h
Para iniciar a agenda de palestras de 2013, o Fique por Dentro traz à tona uma das perguntas mais antigas que a humanidade se faz: "Estamos sozinhos no Universo?" A série é realizada pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) em seu campus, em Petrópolis (RJ).

 

Na tentativa de responder a essa e outras questões extremamente complexas da natureza – como a origem da vida –, foi criado um campo de pesquisa chamado astrobiologia, que reúne pesquisadores de diferentes áreas, trabalhando em colaboração.

O tema será abordado pelo professor Douglas Galante, doutor em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Ele falará sobre a vida em nosso planeta e fora dele, a astrobiologia e seu papel na modernidade, indícios de vida extraterrestre em nosso universo e o que é necessário para ser um astrobiólogo.

A palestra, no dia 19 de março, buscará esclarecer o papel destes exploradores modernos que vasculham a vida em nosso planeta, desde as profundezas oceânicas até o alto das montanhas, procurando entender como ela surgiu, evoluiu e, em muitos casos, extinguiu-se, com o passar dos bilhões de anos da Terra.

Leia mais.

 

Ascom do LNCC
Fonte Ascom do LNCC 25/02/2013 ás 15h

Compartilhe

"Estamos sozinhos no Universo?", pergunta palestra no LNCC