Estados Unidos prometem defender e proteger a Coreia do Sul e o Japão

Fonte Agência Brasil* 03/04/2013 às 9h

Brasília – Os Estados Unidos indicaram que vão reforçar o esquema de segurança para a Coreia do Sul e o Japão em caso de ataques da Coreia do Norte. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que o governo norte-americano defenderá e protegerá os aliados sul-coreano e japonês de uma ameaça nuclear.

Kerry concedeu entrevista acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yun Byung-se. “É uma retórica inaceitável desenvolvida pelo governo norte-coreano durante os últimos dias”, ressaltou o norte-americano.

“Os Estados Unidos não aceitarão que a Coreia do Norte seja uma potência nuclear”, disse Kerry. “Os Estados Unidos vão fazer o que for necessário para se defender e defender os seus aliados, a Coreia [do Sul] e o Japão”.

A Coreia do Norte agravou suas divergências com a comunidade internacional ao anunciar a intenção de reativar um reator nuclear, parado em 2007. Paralelamente, o governo dos Estados Unidos anunciou o envio para a Península Coreana de dois navios de guerra - Decatur e John McCain.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Agência Brasil*
Fonte Agência Brasil* 03/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Estados Unidos prometem defender e proteger a Coreia do Sul e o Japão