Estado de São Paulo ganha plataforma online para Serviços de Registros de Imóveis

Fonte Accesso Comunicação 20/05/2013 às 13h

Praticidade, agilidade e comodidade são as características do novo serviço que a Associação dos Registradores do Estado de São Paulo (ARISP), em conjunto com o Tribunal de Justiça, lança no próximo dia 24, em São Paulo. O portal www.registradores.org.br integrará todos os cartórios de Registros de Imóveis do Estado em uma única plataforma, permitindo que o público em geral obtenha informações e solicite serviços como registro eletrônico (encaminhamento de títulos para registro), certidões, buscas e visualização da matrícula de um imóvel sem que seja preciso se deslocar para até o cartório. A inovação contará com a mesma segurança que já é característica do sistema de Registro de Imóveis.

Para se ter uma ideia da agilidade do sistema, ao solicitar uma certidão de matrícula pelo portal, o requerente a receberá em até duas horas úteis. Se ele optar por recebê-la pelo correio, haverá apenas com o custo adicional do serviço postal. O prazo para registro de escrituras e contratos eletrônicos também é reduzido: 5 dias.

A ferramenta digital também disponibilizará o monitoramento dos registros de matrícula, ou seja, caso haja qualquer alteração na situação do imóvel, o proprietário é avisado imediatamente.

Apesar de ser um ambiente online, em virtude da segurança, o encaminhamento de títulos eletrônicos para registro só podem ser realizados no horário de funcionamento dos cartórios no Estado de São Paulo, que é das 09h às 16h. Os demais serviços são disponibilizados 24 horas, pela internet.

Accesso Comunicação
Fonte Accesso Comunicação 20/05/2013 ás 13h

Compartilhe

Estado de São Paulo ganha plataforma online para Serviços de Registros de Imóveis