Estação de Tratamento de Efluente Doméstico Mizumo beneficia Fundação Salvador Arena

Fonte Via Pública Comunicação 02/05/2013 às 8h

Sistema proporciona e colabora com a preservação ambiental e qualidade de vida

em bairroscom tratamento de esgoto precário ou não dotado de serviços de
tratamento de esgotoe abre possibilidade de reúso da água tratada

A Mizumo, referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário, possui soluções que unem tecnologia e serviços, com a melhor relação entre custo e benefício, indicadas para qualquer tipo de empreendimento. Um exemplo disso é a utilização do sistema Mizumo Plus, que está instalado no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA).

Localizado em São Bernardo do Campo (SP), o Centro Educacional reúne uma escola, uma faculdade, um teatro e um estádio olímpico. Com sede em um bairro carente na questão de coleta e tratamento de esgotos, desde 2005 se beneficia com as vantagens da Estação de Tratamento de Efluentes Doméstico (ETE) adquirida da Mizumo, que colabora com a melhoria da qualidade de vida da comunidade e a preservação ambiental, uma vez que todo o efluente sanitário gerado pela instituição passou a ser tratado antes de ser despejado em um córrego que passa em frente ao estabelecimento de ensino.

“Com a instalação do sistema, os ganhos foram muitos e esta iniciativa reforça o compromisso da instituição com iniciativas de responsabilidade socioambiental”, afirma o engenheiro Gerson da Cruz Oliveira, Coordenador de Infraestrutura do CEFSA.

Sistema sob medida

O projeto elaborado para o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena incluiu a ETE da linha Plus - composto por seis tanques, sendo um de equalização, um anaeróbio, dois aeróbios e dois de decantação –, além de equipamentos periféricos, como caixa de gordura, estação elevatória de esgoto, filtro de biogás e sistema de desinfecção por radiação ultravioleta (UV).

O dimensionamento, feito de acordo com estudos realizados pelos técnicos da Mizumo, levou em conta todas as características do estabelecimento, tais como área disponível, volume e o tipo de esgoto gerado diariamente, número de usuários e a finalidade que se pretendia dar ao efluente após o tratamento.

O sistema está instalado sobre o solo, na principal rua interna do CEFSA e ocupa uma área de aproximadamente 222 m², incluindo a casa de máquinas. A ETE Mizumo Plus atende 2.500 alunos e funcionários e tem uma vazão de 180 m³/dia (180.000 litros/dia). O efluente final é descartado no córrego, devidamente tratado de acordo com as normas e legislações vigentes.

Cada projeto desenvolvido pela companhia tem suas características e diferenciais e, na época, a ETE do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena foi um desafio para a empresa. Segundo Giovani Toledo, gerente geral da Unidade de Negócios Mizumo, especialmente no que se refere à divisão de fluxo, tratamento do biogás e sistema de aeração, foram necessários ajustes na operação, que permitiram alcançar excelentes índices de remoção de amônia.

Experiência no pré e pós-venda

O sucesso do projeto não seria possível sem a ampla experiência da Mizumo na produção de ETEs e o caráter modular e customizado dos produtos que fabrica. Destaque, ainda, para a possibilidade de reúso do esgoto tratado em fins não potáveis a exemplo do que planeja o Centro Educacional, que vem realizando os estudos necessários para a adoção desta prática. A expectativa é que em 2014 o projeto esteja implementado.

Desde 2012, o CEFSA contratou os serviços de manutenção preventiva para a estação de tratamento, que inclui 12 visitas com periodicidade mensal e pelo período de um ano. Esse trabalho inclui a avaliação dos equipamentos e demais providências que afetam diretamente o pleno funcionamento da ETE. Na avaliação de Oliveira, os serviços de pós-venda da Mizumo são um grande diferencial, pois o corpo técnico é qualificado e oferece o suporte necessário para a operação do sistema. “A empresa contribui, ainda, na formação dos alunos do Centro Educacional por meio de palestras sobre o funcionamento e a importância da instalação dessa solução na instituição”, informa.

Perfil CEFSA

Integrante da Fundação Salvador Arena, criada em 1964 pelo empresário de mesmo nome, o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena compõe-se do Colégio Termomecanica e da Faculdade de Tecnologia Termomecanica, que possui cerca de 2.500 alunos, todos com bolsa integral. A Fundação é uma pessoa jurídica de direito privado, filantrópica e sem fins lucrativos que mantém atividades de apoio social voltadas à transformação social e, em especialmente, educação.

Perfil Mizumo

Criada em 2001, a Mizumo tem como propósito melhorar o ambiente em que vivemos e prover soluções tecnológicas que possam tratar e reaproveitar efluentes. É referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs) e diferencia-se por oferecer soluções ambientais dedicadas, que integram produtos, serviços e tecnologia, adequados a cada tipo de cliente.

Seu parque fabril está instalado num terreno de 10 mil m2, com área construída equivalente a 5 mil m2, localizado em Pompeia, cidade do interior de São Paulo. Conta com 130 funcionários diretos, além dos departamentos de apoio corporativos, e uma estrutura comercial que atua em todos os estados brasileiros e, portanto, mais próxima dos clientes.

A qualidade e o atendimento são preocupações constantes. Por isso, a Mizumo possui o Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os requisitos da NBR ISO 9001:2008, implantado para as seguintes áreas: projeto, desenvolvimento, fabricação, montagem, comercialização e serviços de pós-vendas em estações de tratamento de esgoto; e fabricação, montagem e comercialização de peças técnicas em compósitos.

Em 2013, a empresa conta com o envolvimento de todos os setores da organização num projeto que, por meio da contínua melhoria de práticas e processos, levará aos clientes uma Proposta de Valor, que se traduza em garantia de eficiência e tranquilidade. Ao desenvolver uma ação como esta, se prepara para dispor de tecnologia de ponta e serviços essenciais, que representem a melhor relação entre custo e benefício a empreendimentos públicos e privados. Com a união de todas as etapas do processo, a Mizumo busca a excelência do pré ao pós-venda. E, para este ano, a expectativa é de que o faturamento registre um crescimento 25% superior ao atingido em 2012.

A Mizumo faz parte de uma holding composta por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, de transformação de plástico, equipamentos para serviços de limpeza, transportes, médico-hospitalar, ferramentaria, fundição e veículos elétricos. O grupo, criado a partir do surgimento de novos negócios da Jacto - fundada em 1948 -, é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.

Mizumo

Telefone: (14) 3405.3000

mizumo@mizumo.com.br

www.mizumo.com.br

Via Pública Comunicação
Fonte Via Pública Comunicação 02/05/2013 ás 8h

Compartilhe

Estação de Tratamento de Efluente Doméstico Mizumo beneficia Fundação Salvador Arena