Essilor Integra Dados de Clientes & Produtos

Fonte Press Consult 11/08/2016 às h

A Essilor Brasil, que integra o grupo líder mundial na fabricação de lentes oftalmológicas, está utilizando uma plataforma unificada de gestão da informação. A nova estrutura garante à empresa uma visão articulada de todas as informações de clientes e produtos provenientes de diversas fontes e em diferentes formatos de dados. A Essilor é conhecida mundialmente por inúmeros produtos de sucesso, como as Varilux®, Crizal®, Lentes KODAK e Xperio®.

A integração inclui a solução MDM (Master Data Management) da MD2 Consultoria e Negócios, que permite à Essilor extrair o máximo de valor de suas bases de dados. Entre os resultados estão a melhoria do relacionamento com os clientes e maior visibilidade de informações para atendimentos personalizados. A solução viabiliza também ações rápidas para garantir a satisfação dos consumidores e a gestão centralizada da qualidade da informação, além de propiciar a governança de dados em nível corporativo.

Mais de 150 empresas adquiridas ou absorvidas em 11 anos

Desde 2005, a Essilor vem pondo em prática uma estratégia de negócios ancorada na aquisição, consolidação e formação de parcerias com outras empresas do setor. De lá para cá, mais de 150 operações desse tipo já foram realizadas para ampliar o portfolio, fortalecer a estrutura logística e expansão do market-share.

De acordo com Jorge Osman, CIO da Essilor, a cada nova incorporação ou associação operacional, a Essilor absorve grandes quantidades de silos de dados heterogêneos com dados altamente estratégicos, mas difíceis de integrar na inteligência de negócios. "São informações preciosas que, junto com o acervo já existente, ajudam a aumentar a competitividade da Essilor, mas trazem desafios, como formas de representação com grafias distintas, práticas cadastrais incompatíveis e variações no armazenamento dos dados mestres", explica ele.

Para resolver esta complexidade, a MD2 apresentou às equipes da empresa um modelo de infraestrutura de dados com arquitetura orientada a serviços (SOA). Esta estrutura, explora recursos funcionais da plataforma IBM InfoSphere Information Server, empregando metodologia de integração, padronização, enriquecimento, correlacionamento e curadoria de dados.

No projeto da solução, a MD2 incluiu um estratégia  de evolução flexível da estrutura de dados, de modo a tornar mais fácil a expansão futura do ambiente, inclusive com a possível incorporação de novas empresas no grupo Essilor.

Conhecendo melhor os clientes e o acervo de produtos
Com estes recursos, a solução da MD2 aplicada na Essilor identifica prontamente inconsistências cadastrais e peculiaridades estruturais para que o time de integração possa customizar o motor de captura e unificação dos dados no menor tempo possível.

Através de um console gerencial, a solução oferece uma plataforma de governança para que o time de gestão de dados visualize todo o processo com apoio de relatórios e indicadores.

O projeto possui também uma estratégia de retroalimentação dos sistemas fonte e dispõe de mecanismos de integração que compartilham estas informações com os demais sistemas de tomada de decisão da organização.

"Com a plataforma de MDM da MD2 associada ao nosso CRM, a Essilor passou a deter uma dimensão clara de cada pessoa que se relacionava com qualquer empresa do grupo, afirma Ana Imelk, Supervisora de TI da companhia. Segundo ela, isto viabilizou uma visão cruzada de cada item de cada unidade com o catálogo corporativo de produtos, fortalecendo as campanhas de aquisição, fidelização e upselling junto aos clientes da base. "Trata-se de um ganho efetivo e mensurável de grande importância estratégica para o negócio-fim da empresa", comenta ela.

Após integrar todas as bases de informação de clientes da Essilor, a MD2 concluiu, novamente em parceria com o time Essilor, a integração das informações sobre centenas de milhares de itens relacionados aos produtos e insumos de produção das diversas empresas e unidades de negócio da Essilor. "Com isto se tornou possível garantir uma visão unificada dos produtos e possibilitou maior assertividade nas análises comerciais e de marketing da operação", afirma Márcio Guerra, Diretor da MD2. Como vantagem adicional, explica ele, foi possível formalizar o MDM de clientes & de produtos em um único framework, que a Essilor batizou internamente como "Bases Referenciais de Clientes e Produtos".

A solução trouxe também a melhoria do time to market que é garantida pela tomada de decisões mais rápidas e assistidas por relatórios de auditoria de dados. Além de tudo isto, a Essilor está se beneficiando de recursos de BPM - Business Process Management (em funções de workflow de pré-cadastro de clientes e produtos) - que passaram a agregar funcionalidades de gestão das regras de negócio, colaboração entre as equipes envolvidas e automação nos alertas e notificações de situações que violassem as regras de governança.

Atualmente a Essilor está implantando no Brasil o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que tem por objetivo centralizar as operações financeiras das empresas do Grupo. O MDM de produtos e clientes forma a base de dados qualificada para a operação do CSC.

Ainda segundo Jorge Osman, a abordagem de negócio com base nas consolidações garante a Essilor um precioso diferencial de competitividade no segmento de lentes oftálmicas porque traz para a empresa uma multiplicidade de experiências diversas e altamente bem sucedidas. "A contribuição da equipe de TI nesse processo foi a de buscar entender esse movimento de mercado e proporcionar à empresa os meios de absorver as informações de cada nova empresa e devolvê-las como insumo efetivo de marketing e gestão. Através do MDM conseguimos oferecer instrumentos para que a base informacional possa crescer, retroalimentar-se e garantir o tracking permanente desse processo evolutivo", conclui o CIO da Essilor. 

Press Consult
Fonte Press Consult 11/08/2016 ás h

Compartilhe

Essilor Integra Dados de Clientes & Produtos