Esquadrilha da Fumaça comemora 60 anos com apresentações em Pirassununga

Fonte Assessoria de Comunicação - MD 10/05/2012 às 21h

Esquadrilha da Fumaça comemora 60 anos com apresentações em Pirassununga

Neste final de semana (12 e 13 de maio), a Academia da Força Aérea, localizada em Pirassununga (SP), vai ser palco das comemorações da Esquadrilha da Fumaça – que completa 60 anos este mês.

Tanto no sábado quanto no domingo, além das demonstrações com os aviões da Fumaça nos céus da cidade paulista, as cerca de 100 mil pessoas esperadas pela organização do evento poderão conferir as performances de aeronaves militares das esquadrilhas do Chile, Canadá e Estados Unidos.

Estão previstas, também, apresentações de aeromodelos e a realização de oficinas para o público infantil. Na ocasião, haverá lançamento de paraquedistas e acrobacias aéreas de equipes civis. A entrada é franca e os eventos acontecem de 9h às 17h. A Academia da Força Aérea fica na Estrada de Aguaí, no km 39 da rodovia SP- 225.

A Esquadrilha

Criada em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é responsável pela divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) em caráter nacional e internacional. Ela é composta por 13 pilotos e três profissionais de apoio (médica, relações públicas e piloto de transporte).

Liderados pelo tenente-coronel-aviador Wagner de Almeida Esteves, os “fumaceiros”, como são apelidados, operam com aeronaves Tucano T-27 e realizam cerca de 100 demonstrações ao ano. A Fumaça tem em seu currículo mais de 3,5 mil performances no Brasil e no exterior.

Entre as atribuições da equipe estão a valorização da FAB e do sentimento de nacionalismo; demonstração do alto grau de treinamento e capacidade dos pilotos brasileiros; comprovação da qualidade dos produtos da indústria aeronáutica do país; e participação no processo de integração nacional.

Para mais informações, acesse o site da Esquadrilha da Fumaça.

Assessoria de Comunicação - MD
Fonte Assessoria de Comunicação - MD 10/05/2012 ás 21h

Compartilhe

Esquadrilha da Fumaça comemora 60 anos com apresentações em Pirassununga