Especialista lista 4 terapias para tratar o estresse

Fonte Agência Comunicado 18/04/2013 às 20h

São Paulo, abril de 2013 – O estresse é gerado por uma soma de fatores emocionais, mentais e físicos. Um problema por si só, dele podem derivar os mais variados problemas de saúde, desde insônia e dor de cabeça a fadiga, gastrites nervosas e dores crônicas. Como alternativa a esses problemas, cada vez mais brasileiros aderem a uma combinação de tratamentos medicamentosos e terapias complementares, que além de beneficiarem a saúde, ajudam a combater os sintomas.

“Contamos hoje com uma variedade de terapias e as pessoas podem escolher a mais indicada ao seu perfil. É importante que o médico já tenha sido consultado para se saber com precisão o diagnóstico e a origem dos sintomas e se há indicação para o tratamento. Os profissionais que aplicarão a técnica precisam ser escolhidos com critério também”, afirma Wagner Beraldo, acupunturista consultor da farmácia online Netfarma (
http://www.netfarma.com.br ) e professor de yoga.

O consultor da Netfarma listou quatro terapias que reduzem o estresse e os benefícios que se pode ter se seguidas com regularidade:

Eletroacupuntura – Assim como a acupuntura, a eletroacupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo. O diferencial da terapia é que as agulhas são ligadas a aparelhos elétricos para potencializar os estímulos em pontos estratégicos. “A eletroacupuntura é geralmente indicada para quem se queixa de dores crônicas ou apresenta lesões. Quanto menor o número de agulhas utilizadas, maior será o efeito analgésico, ou seja, menos sensibilidade à dor”, explica Wagner Beraldo. Segundo a AMBA (Associação Médica Brasileira de Acupuntura), a eletroacupuntura pode ser usada por pessoas que apresentam problemas como ansiedade, depressão, enxaqueca, estresse e problemas respiratórios ou reumáticos. É contraindicada para gestantes, cardíacos e portadores de marcapasso.

Quiropraxia - De origem americana, a quiropraxia está cada vez mais popular entre os brasileiros. Durante a sessão, o profissional faz manobras que costumam gerar estalidos - sem provocar incômodos (a manobra é popularmente conhecida como “colocar a coluna no lugar”) – e que aliviam as dores. É uma das terapias mais recomendadas para o tratamento de dores musculares, bicos de papagaio e alguns casos de hérnia de disco e fibromialgia. “Também pode apresentar resultados benéficos em tratamentos de dores de cabeça crônicas e artrose”, destaca o consultor da Netfarma.

Shiatsu – Originária do Japão, a técnica Shiatsu têm efeitos relaxantes. Pode prevenir e tratar problemas como dores na coluna, dores de cabeça e sinusite. Consiste em pressão com os polegares, com o uso dos dedos e palma das mãos. Assim como a acupuntura, foca em pontos estratégicos no corpo, chamados de meridianos. Dentre os benefícios estão o alívio ao estresse e das tensões concentradas em áreas como ombros e nuca, uma vez que trabalha com alongamentos.

Reflexologia Podal – Indicada para problemas como insônia, enxaqueca e outros sintomas resultantes do estresse, a reflexologia podal envolve massagens nos pés – na planta e em torno dos pés, e em pontos específicos – a fim de estimular o bom funcionamento do organismo. A frequência ideal é uma vez por semana, mas em casos de dores crônicas pode ser feita até diariamente.

Sobre a Netfarma - Fundada em 2012, 100% nacional e com a farmácia física localizada em Barueri, em São Paulo, a Netfarma oferece todos os medicamentos, dermocosméticos, suplementos alimentares, produtos de saúde, fitness, higiene, perfumaria e beleza, de A a Z, para venda pela Internet (http://www.netfarma.com.br) ou pelo call center (11) 4619-8800. A companhia é o resultado da integração de um time forte que reúne a visão avançada sobre a área da Saúde e a experiência do mundo digital e de e-commerce para atender às necessidades do consumidor de qualquer lugar do Brasil, que deseja adquirir medicamentos e produtos de saúde em um único ponto na Internet ou por telefone com segurança, rapidez, facilidade de compra, melhores preços e serviços e condições especiais de pagamento.

Agência Comunicado
Fonte Agência Comunicado 18/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Especialista lista 4 terapias para tratar o estresse