Espanha representará interesses da Venezuela em Israel

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
A Espanha aceitou o pedido feito pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, para que a diplomacia espanhola represente os interesses consulares da Venezuela em Israel, país com o qual não mantém relações diplomáticas desde janeiro passado.

Por meio de um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano informou ontem que o acordo entre Espanha e Venezuela foi assinado na última sexta-feira em Madri, durante a visita de Chávez.

"O Reino da Espanha, através da sua representação diplomática em Israel, representará os assuntos consulares da República Bolivariana da Venezuela, aos efeitos de salvaguardar os interesses da Venezuela em tal jurisdição", disse o texto.

A nota informou ainda que "nas próximas horas, o embaixador da República Bolivariana da Venezuela em Madri, Isaías Rodríguez, formalizará o acordo ante as autoridades espanholas competentes, em concordância com o estipulado pela Convenção de Viena sobre Relações Consulares de 1963, em consonância com a prática internacional".

A Venezuela rompeu relações diplomáticas com Israel no dia 15 janeiro em protesto contra uma ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza, que deixou mil mortos, segundo organizações de direitos humanos, e qualificada por Chávez como "genocida".

No fim de julho, Chávez fez o pedido ao chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos, que visitava Caracas.

O premier espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, também reiterou ontem sua oferta para mediar o conflito entre Venezuela e Colômbia. As relações entre os dois países foram congeladas por Chávez, após ele ser acusado de repassar armas às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Outro ponto que causa distensão entre as nações sul-americanas é o acordo que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, deve assinar com os Estados Unidos para ceder sete bases locais a tropas norte-americanas. O mandatário da Venezuela considera que o tratado pode representar uma ameaça para a soberania da região.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Espanha representará interesses da Venezuela em Israel