Esec de Tamoios retira 500 kg de coral-sol

Fonte Comunicação ICMBio* 19/04/2013 às 9h

FotoOperaçãoEclipse03Brasília - A Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, formada por 29 ilhas na Baía da Ilha Grande, no sul fluminense, e gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba retirar meia tonelada de coral-sol, espécie exótica invasora que afeta a biodiversidade marinha.

Batizada de Operação Eclipse, a iniciativa contou com a parceria do Projeto Coral-Sol e reuniu seis embarcações e aproximadamente 50 participantes. Os trabalhos, realizados no dia 2 passado, começaram às 9h, com o repasse de informações aos mergulhadores e às pessoas que fariam a manipulação dos corais no interior da embarcação.

Durante quatro horas, foram arrancados corais das duas espécies exóticas (Tubastrea coccínea e Tubastrea Tagusensis) na ilha Queimada Grande, cujos costões estão afetados pelos invasores. O material pesou aproximadamente 500 quilos e somou mais de doze mil colônias de corais, que, depois de mortos e ensacados, foram recolocados no mar para a limpeza da matéria orgânica.

FotoOperaçãoEclipse02Os esqueletos dos corais vão ser exibidos em breve numa exposição na sede da Esec Tamoios, como forma de divulgar o problema que ameaça a biodiversidade marinha da unidade de conservação (UC) e da Baía da Ilha Grande, além de outras UCs marinhas e insulares do Brasil.

Oficina

No dia seguinte, 3, a Esec Tamoios promoveu, em Angra dos Reis, a 1ª Oficina de Trabalho para Controle do Coral Sol em UCs Marinhas. O evento contou com apresentação dos estudos do Projeto Coral Sol, da situação desta bioinvasão em unidades como a APA Cairuçu (RJ), a Reserva Biológica Arvoredo (SC), o Monumento Natural Cagarras (RJ) e a Esec Tupinambás (SP)–, além dos trabalhos da CGPEG nos processos de licenciamento ambiental relacionados ao petróleo e ao gás.

A oficina contou com a participação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Prefeitura de Angra dos Reis Ministério da Pesca, Capitania dos Portos e das operadoras de mergulho Frade Dive, Jamanta e Elite Dive, além de pesquisadores e outros convidados.

*Com informações da Esec de Tamoios

Comunicação ICMBio*
Fonte Comunicação ICMBio* 19/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Esec de Tamoios retira 500 kg de coral-sol