Equipe de jiu-jitsu da UnB se prepara para torneios internacionais

Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 25/04/2013 às 9h

Duas competições acontecem simultaneamente em julho, valendo classificação no ranking mundial

Atletas da UnB se juntarão aos maiores lutadores do mundo para duas das mais importantes competições mundiais de jiu-jitsu, o Campeonato Rio Open e o Master & Senior, promovidos pela International Brazilian Jiu-Jitsu Fedration (IBJJF). O torneio acontece entre os dias 25 e 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

Três atletas irão representar a Universidade de Brasília na competição: Lucas Fernandes, faixa azul, compete na categoria peso médio; André Bonadias, faixa azul na categoria peso pesado; e Anfrísio Apolinário Santos Neto, faixa roxa, disputa na categoria sênior. O torneio atrai cerca de 2 mil atletas, entre estrangeiros e brasileiros. “É um dos melhores campeonatos realizados no Brasil e no Mundo e leva ao maior reconhecimento do nome da universidade”, diz Tiago Félix, professor da equipe de jiu-jitsu da UnB.

A equipe de luta da UnB esteve recentemente no torneio Centro-Oeste Brasileiro de Jiu-Jitsu, que aconteceu nos dias 16 e 17 de março, em Goiânia, e saiu com três medalhas: duas de ouro e uma de prata. Anfrísio Neto foi um dos lutadores vitoriosos. Funcionário terceirizado da UnB, ele presta serviço na equipe de segurança no gabinete da Reitoria. “Estou na segurança desde a gestão Todorov. Antigamente era muito comum envolver esporte com essa área”, conta ele, que faz parte da equipe de jiu-jitsu da UnB há 6 anos e ganhou o Mundial Rockstrike de jiu-jitsu amador no ano passado, além de ter conquistado o bicampeonato panamericano.

Emília Silberstein/UnB Agência
 

 

O grupo de jiu-jitsu da UnB existe desde 2006 e conta com cerca de dez atletas competidores. Entre eles, alunos de graduação, servidores e comunidade externa. Na última Copa dos Campeões, realizada em Sobradinho, os sete atletas que competiram saíram com medalhas. “A atividade é aberta ao público. Temos desde novatos, até pessoas que treinam há mais tempo. Nossa equipe está crescendo e estamos evoluindo”, conta o professor Tiago.

Secretaria de Comunicação da UnB
Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 25/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Equipe de jiu-jitsu da UnB se prepara para torneios internacionais