Equipe da UnB participa dos Jogos Universitários Indígenas de Roraima

Fonte Secretaria de Comunicação da UnB* 25/04/2013 às 9h

Equipe da UnB participa dos Jogos Universitários Indígenas de Roraima

Alunos indígenas viajam nesta quarta-feira para participar da competição. É a primeira vez que a UnB vai disputar os jogos, que incluem modalidades como arco e flecha, cabo de guerra e corrida com tora

Uma equipe formada por 18 alunos indígenas e pela coordenadora da Associação Atlética UnB (AAUnB), Sílvia Fernandes, viaja nesta quarta-feira (24) para participar, pela primeira vez, da segunda edição dos Jogos Universitários Indígenas de Roraima. Promovida pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER), a competição será nos dias 26, 27 e 28 de abril, no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS).

A delegação da UnB inclui sete mulheres e 11 homens, que vão competir em todas as modalidades. “Temos treinado todos os dias desde o último JIUnBs [Jogos Internos da UnB, realizados em 2011]”, afirma Antonio Macedo Dias, presidente da Associação dos Acadêmicos Indígenas do Distrito Federal. Indígena da etnia Kaimbé, Antonio é estudante de Agronomia da UnB e vê no evento a possibilidade conhecer outros universitários indígenas. “É muito gratificante para nós. Além de ser a primeira vez que vamos viajar para fora da nossa cidade para competir, representando a UnB e nossa etnia, vai ser muito bom o intercâmbio com outros alunos indígenas”, completou.

A competição é realizada exclusivamente para universitários indígenas. A programação inclui modalidades indígenas (como arco e flecha, corrida de tora e queda de corpo) e não indígenas como futebol society e cabo de guerra. “Contar com a participação de instituições de outros estados demonstra que nosso evento está ganhando cada vez mais força e credibilidade”, destacou Elaine Morellato, presidente da FUER.

O evento é resultado de parceria entre a FUER e o Exército Brasileiro. Roraima é o primeiro Estado do país e realizar a competição. Assim como no ano passado, as competições acontecerão nas instalações do Exército, que disponibilizará a alimentação, hospedagem e pessoal de apoio.

Divulgação
 

 

Para o tenente coronel Mercês, comandante do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS), participar do evento representa colaborar para o desenvolvimento do esporte da região. “Nossa intenção é dar continuidade a esta parceria e promover um evento ainda mais bonito que o do ano passado. Como novidade, iremos estender a participação aos indígenas de todas as nossas unidades”, destacou Mercês.

No ano passado, os Jogos Universitários Indígenas contaram com a participação de 217 atletas das seguintes instituições de ensino: Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR), Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES), Faculdade Cathedral e Estácio Atual. Em 2012, a UFRR foi a grande campeã dos Jogos.

MINICURSO - Paralelo às competições indígenas, a FUER irá ofertar o mini curso Direito
Desportivo Processo Célere: Teoria e Prática, que será ministrado pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJDU/DF), Leandro Almeida Damas de Oliveira. O minicurso será no dia 27 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório do Exército e irá contar com a apresentação de um julgamento.

O evento é voltado para alunos dos cursos de Direito, atletas e pessoas interessadas na área de Justiça Desportiva. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Coordenação de Extensão da Faculdade Estácio Atual ou no dia do evento, ao preço de R$ 20. Os participantes receberão certificados de 8h para fins de atividades complementares.

Para os Jogos Universitários Indígenas, a FUER conta com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Exército (12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, 10º Grupo de Artilharia e Campanha de Selva (GAC), 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1º BIS) e 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS), Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista e patrocínio de Cacau Show, Roraima Adventure, Jornal Folha de Boa Vista, Toli e BV Formaturas.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da FUER

Secretaria de Comunicação da UnB*
Fonte Secretaria de Comunicação da UnB* 25/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Equipe da UnB participa dos Jogos Universitários Indígenas de Roraima