Época de Ouro recebe o conjunto Regional Imperial

Fonte FUNARTE 15/03/2013 às 20h

Época de Ouro recebe o conjunto Regional Imperial

O show é dia 18 de março, na Sala Funarte Sidney Miller – Rio.

O conjunto Época de Ouro recebe, em seu próximo programa radiofônico transmitido ao vivo, dia 18 de março, segunda-feira, com Entrada Franca, o conjunto Regional Imperial. A apresentação é das 17h às 19h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro. A apresentação semanal do Época de Ouro faz parte do projeto Música na Cidade, que a Funarte realiza, através de seu Centro da Música (Cemus).

Como explicam os músicos integrantes do conjunto Regional Imperial, ele recebeu este nome para “reforçar a nobreza inerente aos regionais da história da música popular brasileira”. O grupo é formado por João Camarero, Júnior Pita, Lucas Arantes e Rafael Toledo. Segundo João, o trabalho busca uma sonoridade que, respaldada pela tradição, possa também ter sua originalidade, a partir das próprias interpretações. Apesar dos componentes serem jovens, já acompanharam nomes como Altamiro Carrilho, Joel Nascimento, Nailor Proveta, Ademilde Fonseca, Roberto Silva, Elton Medeiros e Jorginho do Pandeiro, entre outros.

No repertório do Época de Ouro, estão as músicas “Aquarela do Brasil” – Ary Barroso; “Cadência” – Juventino Maciel; “Bole Bole” – Jacob do Bandolim; “Chega de Saudade” – Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Evocação” – Rubens Leal Brito; “Brejeiro” – Ernesto Nazareth; “A Moçada no Samba” – Tico-Tico do Cavaquinho; “Doce de Coco” – Jacob do Bandolim; “Odeon” – Ernesto Nazareth; “Receita de Samba” – Jacob do Bandolim; “Serpentina” – Nelson Alves e “Santa Morena” – Jacob do Bandolim.

Já o Regional Imperial programou as composições “Homenagem à Velha Guarda” – Sivuca; “Perigoso” – Orlando Silveira e Esmeraldino Salles; “Murmurando” – Fon-Fon; “Fogo na Roupa” – Altamiro Carilho; “Princesinha no Choro” – Dominguinhos; “Romance de uma Valsa” – Rubens Leal Brito; “Treme-treme” – Jacob do Bandolim e “”Evocação” – Rubens Leal Brito.

O programa semanal Época de Ouro, da Rádio Nacional AM – Rio de Janeiro (1.130 KHz), é realizado pelo grupo que preserva o nome do conjunto, fundado, em 1964, por Jacob do Bandolim. Atualmente, o coletivo é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta),Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

Cristiano Menezes apresenta a atração, transmitida pela Rádio Nacional e também recebe pedidos de músicas dos ouvintes. O programa era gravado na sede da emissora, na Praça Mauá, no Centro do Rio – famosa por ter revelado muitos talentos da música brasileira, da década de 1930, até o final dos anos 1950. O prédio passa por uma reforma geral. Por isso, a Sala Funarte Sidney Miller, às segundas-feiras está reservada, durante um ano, para as transmissões. A cessão de uso do espaço é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Projeto Música na CidadePrograma Época de Ouro

Conjunto Época de Ouro recebe o grupo Água de Vintém

Dia: 18 de março, segunda-feira

Sala Funarte Sidney MillerPalácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, nº 16, térreo, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Entrada FrancaConvites na bilheteria, a partir das 15hClassificação etária: a partir de 12 anos

Realização: Rádio Nacional AM – Rio de Janeiro
Parceria: Fundação Nacional de Artes – FunarteApresentação: Cristiano MenezesProdução: Jorginho do PandeiroAssistente de produção: Celsinho Silva

O público pode assistir ao show também pela Internet, no site da EBC, no link “Rádio Nacional do Rio de Janeiro AM”

Mais informaçõesFunarte/Centro da Música – (21) 2279-8601Bilheteria – (21) 2279-8087

FUNARTE
Fonte FUNARTE 15/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Época de Ouro recebe o conjunto Regional Imperial