Epicerie divulga pesquisa com consumidores de vinho

Fonte Project-a 24/05/2013 às 16h

Estudo feito com compradores do site traz detalhes sobre a bebida, como país de origem, uvas e preços

Pesquisa feita com clientes da loja online Epicerie (www.epicerie.com.br) entre os dias 18 e 21 de maio apresenta comportamento dos brasileiros quanto ao consumo de vinhos. Foram analisadas questões como país de origem, tipos de uvas, preço médio, produtor, métodos de vinificação e aparência visual da garrafa.

O ponto principal do levantamento diz respeito ao primeiro determinante de compra, que é a região de origem da garrafa. Entre as preferidas pelos consumidores da Epicerie estão, na seguinte ordem, Bordeaux, Toscana e Mendoza. Em seguida, os vinhos chilenos aparecem em 4º lugar.

O segundo item determinante para a escolha de um vinho foi variedade de uva. Nesse quesito as preferidas foram, em ordem, Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec. E em terceiro lugar ficou o preço, com um valor girando em torno de R$55,00 a garrafa.

Para Ari Gorenstein, um dos fundadores da Epicerie, o valor médio por garrafa apurado vem confirmar um fenômeno do mercado: “O preço médio de R$55,00 por garrafa confirma uma mudança no padrão de consumo do brasileiro que temos constatado nos últimos anos. A quantidade consumida não tem aumentado substancialmente, mas a qualidade dos vinhos buscados tem evoluído sensivelmente. O brasileiro está disposto a desembolsar quantias mais importantes para experimentar produtos novos, e investido em rótulos superiores e regiões mais conhecidas”.

Ainda de acordo com o levantamento, o segundo canal de compra mais utilizado para clientes de lojas online é o supermercado. Em terceiro lugar ficaram as lojas multimarcas e em último as lojas de importadoras. Isso comprova que, com a maior confiança dos brasileiros na internet como canal de compra, existe um grande potencial de crescimento para o mercado de bebidas na internet.

Mais sobre a Epicerie

A Epicerie nasceu com a proposta de democratizar o consumo de vinho em terras brasileiras e contribuir para o aumento da presença da bebida em nossas mesas. A ideia é mostrar ao público brasileiro que o consumo da bebida não precisa ser restrito a ocasiões especiais, e que ela pode cair muito bem em um happy hour com os amigos, em um churrasco no domingo e com outras inúmeras ocasiões despretensiosas.

Com uma seleção de vinhos do mundo todo feita por especialistas, a Epicerie apresenta uma comunicação mais leve e bem-humorada. Fugindo do papo “enochato”, a empresa quer mostrar o vinho de um jeito que todo mundo possa entender e apreciar. Os preços são trabalhados com valores até 40% abaixo do mercado, e o frete é grátis para compras acima de R$ 250 para alguns estados do sul e sudeste.

 
Project-a
Fonte Project-a 24/05/2013 ás 16h

Compartilhe

Epicerie divulga pesquisa com consumidores de vinho