Enfermagem, fundamental em ambientes hospitalares

Fonte Assessoria de Imprensa – Grupo Santa Luzia 14/05/2012 às 8h

Entre auxiliares, técnicos e enfermeiros, o Brasil possui hoje 900 mil profissionais ligados à enfermagem. Sejam auditores, cuidadores ou assistenciais, a profissão é de extrema importante na assistência à saúde, principalmente em instituições como clínicas e hospitais. No Grupo Santa Luzia, esses profissionais representam cerca de 40% do total de colaboradores. São 497 profissionais no Hospital Santa Luzia e 158 no Hospital do Coração do Brasil.

O infectologista responsável pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares, dr. Henrique Marconi afirma que os profissionais de enfermagem são fundamentais em hospitais. “O médico passa a visita, estabelece as diretrizes do tratamento mediante uma prescrição e a execução desta se dará ao longo do dia pela equipe de enfermagem. Será também esse grupo de profissionais que estará encarregado do transporte, curativos, banhos, etc. Técnicos, auxiliares e enfermeiros são os profissionais que mais tempo estão em contato com o paciente”, pontua Dr. Marconi.

A história da enfermagem se confunde com a história da assistência à saúde. Antes associada ao trabalho feminino, atualmente a profissão envolve ambos os sexos. A atuação de técnicos, auxiliares e enfermeiros em instituições de saúde é necessária e fundamental para garantir a qualidade da assistência, principalmente porque cada vez mais estes profissionais têm maior grau de especialidade.

Geralmente cabe aos profissionais de enfermagem o relacionamento com os pacientes e são eles que acabam, em várias situações, conhecendo a realidade deles e de seus familiares. Além disso, com o crescente aumento do grau de especialização, o conhecimento técnico desses profissionais é fundamental para auxiliar na evolução do paciente. Entre as principais atribuições está garantir que os medicamentos e exames prescritos pelos médicos sejam cumpridos à risca, de forma a atender às necessidades dos pacientes.

Humanização, hospitalidade e individualização no atendimento são fatores fundamentais para que o paciente se sinta acolhido. Em um ambiente hospitalar, local no qual as pessoas geralmente estão sensibilizadas e fora de sua zona de conforto, cabe à equipe de enfermagem auxiliar na recuperação e reabilitação, seguindo orientações dos médicos responsáveis. “É fundamental que eles estejam a par e bem treinados no sentido de adesão às boas práticas”, finaliza Dr. Marconi.

___________________________________________________________________


Assessoria de Imprensa – Grupo Santa Luzia
Fonte Assessoria de Imprensa – Grupo Santa Luzia 14/05/2012 ás 8h

Compartilhe

Enfermagem, fundamental em ambientes hospitalares