Encontro reúne manejadores florestais em Uarini

Fonte Ascom do Instituto Mamirauá 14/03/2013 às 20h

Moradores e usuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável estiveram, entre os dias 7 e 9 de março, em Uarini (AM), para o XII Encontro de Manejadores Florestais da Reserva Mamirauá, promovido pelo Instituto Mamirauá/MCTI, por meio do programa de Manejo Florestal Comunitário.

 

Segundo a coordenadora do projeto, Elenice Assis, desde a sua criação, o encontro tem como objetivo fomentar um fórum de discussão anual para os manejadores discutirem temas relacionados ao planejamento e uso sustentável dos recursos e promoverem o intercâmbio de experiências e informações.

A proposta de encaminhamento de um acordo de extração de madeira manejadaentre os manejadores da Reserva Mamirauá e os manejadores urbanos, que moram no entorno da reserva, foi um dos assuntos debatidos.

Outro assunto em pauta foi o potencial madeireiro da Reserva Mamirauá, que pode ser de 31.712,92 metros cúbicos de madeiras extraídas anualmente, gerando um recurso de mais de R$ 3 milhões para os manejadores.

“Esse potencial não tem sido explorado pelos manejadores, pois o nível da água das últimas cheias não tem sido muito favorável para a retirada das madeiras em tora e nós não sabemos ao certo se é por causa das mudanças climáticas. Então, os manejadores estão sendo bem cautelosos", explicou Elenice.

Na avaliação da presidente da Associação de Moradores e Usuários da Reserva Mamirauá (Amurmam), Alcione Meireles, as conversas decorrentes do encontro renderão frutos para o manejo florestal.

Nos próximos dias 21 e 23, a Reserva Mamirauá promove uma Assembleia Geral, a ser realizada na comunidade do Batalha.

 

 

Ascom do Instituto Mamirauá
Fonte Ascom do Instituto Mamirauá 14/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Encontro reúne manejadores florestais em Uarini