Encontro discute turismo e museus

Fonte Ascom/MinC 29/05/2012 às 22h

Encontro discute turismo e museus

Ibram/MinC promove palestra com foco na qualificação dos museus para o turismo.

Ao longo dos próximos quatro anos, o Brasil e, em especial, a cidade do Rio de Janeiro, será palco de eventos com repercussão internacional e que levará o país a ter o foco mundial voltado para si. Dentro desse cenário as instituições museológicas estão preparadas para o aumento de fluxo de turistas e visitantes?

Para responder tal questão, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) desenvolveu projeto de pesquisa voltado para a questão do turismo e museus que servirá de base para a palestra Qualificação dos Museus para o Turismo, marcada para a próxima sexta-feira, 1º de junho, às 9h30, no auditório do Ibram em Brasília.

O evento promovido pelo Ibram terá como tema a questão central do projeto de pesquisa, verificar até que ponto os museus no Brasil estão qualificados para o turismo.

A expectativa é que a partir das discussões sobre o diagnóstico apontado pela pesquisa surjam ações apropriadas ao desenvolvimento e à preparação das instituições museológicas para o turismo, estando aptas para atender a demanda que surgirá decorrente dos megaeventos esportivos que o Rio de Janeiro sediará em 2014 (Copa do Mundo) e em 2016 (Jogos Olímpicos).

A palestra contará com as apresentações dos pesquisadores Karla Godoy, coordenadora do grupo T-Cult, responsável pela realização da pesquisa, João Evangelista Monteiro e Carlos Alberto Soares – ambos membros do grupo e também professores no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A entrada é franca. A sede do Ibram em Brasília fica localizada na SBN, Quadra 2 Bloco N – Edifício CNC III – Sobreloja.

 

Ascom/MinC
Fonte Ascom/MinC 29/05/2012 ás 22h

Compartilhe

Encontro discute turismo e museus