Encontro discute educação e trabalho para pessoas com Síndrome de Down

Fonte Agência Brasil 18/03/2013 às 16h

Encontro discute educação e trabalho para pessoas com Síndrome de Down

Lideranças do movimento Down, representantes do governo e da sociedade civil vão se reunir em Brasília na terça-feira (19) para discutir, trocar experiências e informações sobre a participação das pessoas com deficiência ou Síndrome de Down na educação e no mercado de trabalho.

O evento vai reunir, à partir das 19h, representantes do Senado Federal, Câmara Federal, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência- CONADE/SDH/PR, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação e Ministério Público do Trabalho.

O objetivo é atrair a atenção do governo e da sociedade para a responsabilidade de proporcionar às pessoas com deficiência o direito de participar e ser respeitado como cidadão em todos os âmbitos da sociedade brasileira, principalmente no que diz respeito à educação e ao trabalho.

Confira a programação:

19:00h – 19h30 - RECEPÇÃO

19h30 – 20:00h - SOLENIDADE DE ABERTURA

20:00h – 21:00h – MESA REDONDA –“ EDUCAÇÃO E TRABALHO: DIREITO DE TODOS”

Tema 1 - “Trabalho e Educação: Direitos à Luz da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”Palestrante: Antonio José Ferreira - Presidente do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência - CONADE e Secretário Nacional da Pessoa com Deficiência da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência/SDH/PR.
Tema 2 – “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” Palestrante: Martinha Clarete Dutra dos Santos - Diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC.
Tema 3 - “Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho: Avanços e Perspectivas”Palestrante: Maria Aparecida Gugel, Subprocuradora-geral do Ministério Público do Trabalho e Diretora da Região Centro-Oeste da AMPID .
.
21:00h - 21h30 - RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Palestrante: Jéssica Mendes de Figueiredo – Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB
Palestrante: Marianna Pagy Felipe dos Reis - Superior Tribunal de Justiça/STJ.
21h30 - 22h30 - DEBATE
22h30 - ENCERRAMENTO

Local: FEPECS - Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde -SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco 1 Edifício Fepecs – Brasília-DF

Mais informações: Federação Down

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 18/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Encontro discute educação e trabalho para pessoas com Síndrome de Down